Aprenda a reconhecer 7 sinais que podem indicar problemas na tireoide

A glândula é responsável pela produção de hormônios metabólicos importantes. Médica ensina quando desconfiar que ela está com problemas

atualizado 18/05/2022 12:48

Corpo humano sinaliza para a presença de nódulo no pescoço. O nódulo é oval perto da tireoide é amarelo e laranja-MetrópolesGetty Images

A tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo. Quando ela está com problemas, as consequências aparecem em vários aspectos do funcionamento do corpo.

A glândula tem a forma de borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da região conhecida como pomo de Adão. Nos momentos que está passando por alterações, a tireoide funciona de forma exagerada (hipertireoidismo) ou mais lentamente (hipotireoidismo).

Confira 7 sinais que podem indicar que a sua tireoide não está bem: 

· Aumento ou perda de peso;

· Alterações de humor;

· Sonolência ou cansaço;

. Dores musculares;

· Queda de cabelo;

. Pele seca;

· Dificuldade de concentração e esquecimento.

Função importante

A endocrinologista Lorena Lima Amato explica que os hormônios produzidos pela tireoide são importantes para o funcionamento do coração, cérebro, fígado, rins. Também podem interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e no controle emocional.

“A tireoide é importante por diversas funções vitais do nosso organismo e, por isso, deve-se fazer o check-up anualmente, quando são realizados exames clínicos e de sangue”, explica Lorena.

De acordo com ela, eventualmente também são indicadas medições das dosagens dos hormônios TSH e T4 livre. E, se for o caso, o médico ainda pode solicitar exames de imagem para averiguar a possibilidade de nódulos ou câncer na tireoide.

0

(*) Beatriz Souza é estagiária do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia

Mais lidas
Últimas notícias