metropoles.com

Apple faz alerta de segurança para usuários de iPhone 12 com marca-passo

Os aparelhos da linha nova devem ser mantidos a pelo menos 15 cm de distância do peito para evitar a interrupção do dispositivo médico

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Apple
Imagem de aparelho celular iPhone, da Apple, na cor branca, com fundo preto - Metrópoles
1 de 1 Imagem de aparelho celular iPhone, da Apple, na cor branca, com fundo preto - Metrópoles - Foto: Divulgação/Apple

A Apple atualizou a página de suporte do iPhone 12 na segunda-feira (25/1) com recomendações de segurança para os clientes que usam marca-passos implantados e desfibriladores.

A empresa orienta que essas pessoas mantenham uma distância mínima de 15 cm entre o celular e o implante ou de 30 centímetros quando o celular estiver sendo carregando em uma base sem fio para evitar possíveis interações causadas pelos ímãs do smartphone aos dispositivos médicos.

O comunicado foi feito algumas semanas depois de o Heart Rhythm Journal publicar um estudo do Instituto Vascular e do Coração do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, com evidências de que os produtos da nova linha possuem um ímã, mais potente do que os anteriores, capaz de suspender o funcionamento de um dispositivo cardíaco quando está próximo da área esquerda do peito de um paciente.

A orientação da Apple se estende aos modelos iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e acessórios MagSafe, fabricados com mais ímãs do que as versões anteriores para atrair os acessórios sem fio por meio de campo magnético.

“Embora todos os modelos de iPhone 12 contenham mais ímãs que os modelos anteriores de iPhone, não se espera que eles representem maior risco de interferência magnética em dispositivos médicos que os modelos anteriores de iPhone”, diz o comunicado.

A empresa destaca que marca-passos implantados e desfibriladores podem conter sensores que respondem a ímãs e rádios em contato próximo e orienta o cliente a procurar um médico ou o fabricante do aparelho implantado para esclarecer se o modelo requer o distanciamento.

“Se você suspeita que o iPhone ou algum acessório MagSafe está provocando interferência no seu dispositivo médico, pare de usá-los, diz o suporte.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?