Anvisa alerta sobre manipulação do bórax, um dos ingredientes do slime

Substância é perigosa e não deve ser usada por crianças. Em caso de intoxicação, podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, entre outros

Tara Moore/Getty Images

atualizado 28/05/2019 15:40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou um comunicado alertando a população sobre o uso do bórax. A substância é um dos ingredientes do slime, geleca popular entre as crianças.

A Agência lembra que o produto químico faz parte da receita de vários produtos, como fertilizantes, insumos de limpeza e até medicamentos. Porém, se for inalado ou ingerido, pode causar intoxicação. “A substância bórax, também conhecida como borato de sódio, vem sendo utilizada e vendida de forma inadequada como ativador de slime”, diz a nota.

O órgão avisa que a substância não deve ser manipulada por crianças. Em caso de intoxicação, podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, erupções cutâneas, depressão do sistema nervoso central, convulsões e febre.

Em caso de intoxicação, a orientação é não provocar vômito, não ingerir água, leite ou qualquer outro líquido e entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas do seu estado (telefones aqui) para mais informações de como proceder.

Últimas notícias