metropoles.com

À espera de sétuplos, mulher é surpreendida ao dar à luz 9 bebês

Durante o pré-natal, os médicos não identificaram nas ultrassonografias outros dois bebês

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Pixabay
pés de bebê
1 de 1 pés de bebê - Foto: Reprodução/Pixabay

Halima Cisse, uma jovem de 25 anos, natural do Mali, passou a gestação acreditando estar à espera de sete bebês, mas, no momento do parto, foi surpreendida com o nascimento de nove – cinco meninas e quatro meninos. Um novo recorde mundial.

A jovem mãe acompanhava a gestação com exames realizados no Mali e em Marrocos. Até o parto, os outros dois bebês não haviam sido vistos pelos médicos nas ultrassonografias feitas nos dois países do norte da África.

Em um comunicado feito nessa terça-feira (4/5), o governo do Mali informou que Halima foi transferida em voo da cidade de Timbuktu até o Marrocos, onde passou por uma cesárea, para garantir que os bebês nascessem em segurança.

Gestações de múltiplos costumam ser delicadas, devido à pressão que vários bebês podem exercer sobre o corpo da mãe. Os médicos acreditavam haver menos de 50% de chance de apenas um dos nove fetos sobreviver ao parto.

Halima e os nove bebês passam bem e devem voltar para casa dentro de algumas semanas, segundo a ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby.

Casos raros

Até então, o recorde mundial de múltiplos que sobreviveram após o parto era de Nadya Suleman, uma mulher que deu à luz oito bebês em 2009.

O primeiro parto de nove bebês aconteceu na década de 1970, em Sydney, mas nenhum dos bebês sobreviveu. Em 1999, outra mulher deu à luz 9 filhos, mas eles também não sobreviveram por mais de seis horas. (Com informações do Daily Mail)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?