metropoles.com

A cada 100 mortes maternas, 28 não são registradas, mostra estudo

Pesquisadores do Observatório Obstétrico Brasileiro mostram que número é 35% maior que o oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Oscar Wong/ Getty Images
Mulher grávida com as mãos na barriga - Metrópoles
1 de 1 Mulher grávida com as mãos na barriga - Metrópoles - Foto: Oscar Wong/ Getty Images

Levantamento do Observatório Obstétrico Brasileiro (OOBr) divulgado nesta quinta (7/7) mostra que o número de mortes maternas no país é 35% maior do que a quantidade notificada oficialmente. A cada 100 óbitos registrados, 28 não constam na estatística de 2021, por exemplo.

Os pesquisadores analisaram os dados compilados de 2016 a 2021 — no período, foram registradas 11.436 mortes pelo Ministério da Saúde. De acordo com o OOBr, foram 17.119. Foram analisados dados públicos do governo federal para chegar ao número. São desconsideradas mortes por acidente, violência ou suicídio.

A OMS e o Ministério da Saúde consideram como morte materna as que acontecem do início da gestação até 42 dias depois do parto. O OOBr, em contrapartida, aponta a importância de levar em conta também as mulheres que morrem do 43º dia até o primeiro ano.

“A subnotificação falseia a real situação em relação à morte materna. Podemos ter uma situação que alguém morreu com 43 dias, e não entra na conta. Assim, pode-se achar que a mortalidade está caindo, mas é só uma transferência”, aponta a obstetra Rossana Francisco, da USP, em entrevista coletiva.

Ela alerta que a situação só mudará com a exposição e clareza dos dados: assim, as políticas públicas podem ser definidas e aplicadas. Incorporando os dados das mortes além do período indicado, o governo teria um número mais próximo do real para melhorar a atenção básica e o atendimento de mulheres em condição de risco.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?