metropoles.com

Garoto de 14 anos ganha prêmio ao criar sabonete contra câncer de pele

Prêmio de melhor jovem cientista dos EUA foi concedido a garoto etíope que criou sabonete com potencial para ser usado contra câncer de pele

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/FCPS
Foto mostra o jovem Heman Beleke, etíope radicado nos EUA, que criou um sabonete que combate o câncer de pele
1 de 1 Foto mostra o jovem Heman Beleke, etíope radicado nos EUA, que criou um sabonete que combate o câncer de pele - Foto: Reprodução/FCPS

Heman Bekele, um adolescente de 14 anos, ganhou um prêmio de ciências ao criar sabonete que combate o câncer de pele e custa apenas 50 centavos de dólar. Etíope radicado nos Estados Unidos desde os 4 anos, Bekele recebeu o título de “Melhor Jovem Cientista da América” em um concurso que teve mais de 2 mil inscritos.

O câncer de pele é encontrado principalmente em pessoas que vivem em países em desenvolvimento. Mas o preço médio de uma operação é de US$ 40 mil. Fiquei arrasado com a ideia de as pessoas terem que escolher entre o tratamento e colocar comida na mesa para suas famílias”, justificou Heman em uma entrevista ao site da sua escola. O resultado do concurso foi anunciado no último dia 10 de outubro.

0

Como funciona o sabonete?

O sabonete de Bekele age em células de proteção da pele chamadas dendríticas. Essas células protegem as camadas intermediárias e superficiais da pele, mas as células de câncer de pele do tipo melanoma e de alguns vírus, como o HPV, debilitam o funcionamento das dendríticas, tornando-as menos eficazes.

O trabalho do jovem combina três tipos de substância: ácido salicílico, ácido glicólico e tretinoína, que agem de forma combinada reativando partes as células dendríticas debilitadas. Assim, elas voltam a ser capazes de rastrear e combater as infecções e o câncer. Em uma analogia, é como dar uma boa dose de espinafre ao Popeye.

Até aqui, a eficácia do sabonete só pode ser testada em modelos computacionais, mas o potencial da ideia foi reconhecido pelos jurados. “O que mais me deixa orgulhoso é que um pacote com 20 sabonetes sairia por 10 dólares, o que cria uma opção acessível de tratamento para as pessoas”, imagina o jovem.

 

Sonhos com o futuro

Além do título, Bekele ganhou um prêmio de 25 mil dólares. Ele investirá o dinheiro em patentear o sabonete que criou e financiar seus estudos universitários.

“Quero ser um engenheiro elétrico de sucesso, causar um impacto positivo no mundo e também conseguir distribuir esse sabonete para as comunidades que precisem dele”, concluiu Heman.

0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?