metropoles.com

Zé Celso: velório é encerrado e cremação do corpo autorizada

Com a liberação da Justiça, o corpo de Zé Celso será cremado ainda hoje no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
zé celso-velório-SP-3
1 de 1 zé celso-velório-SP-3 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O velório do dramaturgo Zé Celso foi encerrado por volta das 12h30 desta sexta-feira (7/7). Com a liberação da Justiça, o corpo será cremado ainda hoje no Cemitério e Crematório Horto da Paz, no município de Itapecerica da Serra, em São Paulo. A cerimônia é restrita a familiares e poucos amigos.

Como Zé Celso não morreu por causas naturais, a cremação precisava ser autorizada pela Justiça.

O velório do artista se estendeu por toda a madrugada e a manhã desta sexta no Teatro Oficina.

0

Familiares e amigos de Zé Celso ainda não sabem qual será o destino das cinzas do dramaturgo. Uma das possibilidades seria jogá-las em volta de um ipê dado por Fernanda Montenegro.

O Instituto Médico-Legal (IML) realizou, nessa quinta-feira (6/7), um exame necroscópico para determinar a causa da morte e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, deve confirmar o resultado nas próximas horas. O dramaturgo morreu após ter 53% do corpo queimado em um incêndio no apartamento em que morava.

O laudo do Instituto de Criminalística disse que “o incêndio pode ter iniciado em virtude do contato entre um aquecedor e materiais de fácil combustão presentes no cômodo”.

0

 

Festa durante a madrugada

Luciana Domschke afirma que o velório foi “muito animado” durante a madrugada. “Foi uma festança”, disse. De manhã, familiares e amigos retiraram as pessoas, limparam o local e reabriram o espaço para visitas.

Segundo a médica, o vereador Eduardo Suplicy disse ter conversado com colegas da Câmara Municipal, que teriam se comprometido a aprovar a criação do Parque do Rio Bixiga, terreno que é alvo de disputa entre Zé Celso e Sílvio Santos.

0

 

Incêndio

O laudo do Instituto de Criminalística sobre o incêndio que atingiu o apartamento do dramaturgo Zé Celso aponta que as chamas podem ter sido causadas pelo aquecedor em contato com tecido, madeira ou espuma.

“Não foi possível precisar a causa do evento, porém a análise dos elementos técnicos-materiais coligidos no local leva o relator a admitir como viável a possibilidade de o incêndio ter iniciado em virtude do contato entre um corpo de capacidade ígnea (aquecedor, etc.) com materiais de fácil combustão que ali existiam (tecido, espuma, madeira, etc.)”, diz o laudo.

O documento inclui fotos de como ficou o apartamento. Veja abaixo:

0

 

Marido fala do incêndio

O ator Marcelo Drummond, 60 anos, viúvo de Zé Celso Martinez contou como aconteceu o incêndio. “Eu acordei com um estrondo. Abri a porta do meu quarto e estava tudo escuro. Eu não sabia se era madrugada ou se já tinha amanhecido”, disse.

Em seguida, ele disse que correu até a cozinha para desligar algum fogo, “achando que alguém tivesse deixado alguma panela ligada”. “Daí eu comecei a ouvir o Vitor Rosa [outro ator que mora no local] falando ‘Vem meu amor, vem.'”

“Aí eu invadi. Porque são dois apartamentos que a gente mora. E eu invadi o outro apartamento e, quando entrei, o Vitor estava puxando o Zé, que estava com uma mobilidade difícil”, disse.

Marcelo afirma que ajudou a puxar o companheiro e depois chegou a desmaiar por causa da fumaça. Quando acordou, outro vizinho estava ajudando o dramaturgo.

“O Zé falava abre a janela, abre a janela. Eu falei ‘já tá aberta’. Segurei as duas mãos dele e ele botou a perna em cima de mim. Parecia que a gente tinha acabado de trepar”. Aquele foi o último momento dos dois juntos antes que os bombeiros chegassem e fizessem o resgate.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?