metropoles.com

Adeus a Zé Celso: amigos e admiradores se despedem em velório

Corpo de Zé Celso Martinez chegou ao Teatro Oficina às 23h desta quinta-feira (6/7); velório aberto ao público vai se estender até as 9h

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
WhatsApp Image 2023-07-06 at 23.31.18
1 de 1 WhatsApp Image 2023-07-06 at 23.31.18 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Amigos e admiradores de Zé Celso Martinez Corrêa se enfileiraram no Teatro Oficina, no Bixiga, região central de São Paulo, na noite desta quinta-feira (6/7), para dar o último adeus ao dramaturgo. O velório, aberto ao público, começou às 23h e vai se estender até as 9h desta sexta-feira.

0

Zé Celso morreu nesta quinta-feira (6/7), aos 86 anos, dois dias depois de sofrer graves queimaduras em um incêndio que atingiu seu apartamento.

No Teatro Oficina, fãs e amigos cantavam em homenagem ao dramaturgo. Em uma das laterais do prédio, uma enorme projeção exibia imagens e frases em memória dele, como “Zé Celso presente” e “Zé Celso voou para o infinito” (veja abaixo).

Antes mesmo da chegada do corpo de Zé Celso ao Oficina, centenas de pessoas, entre amigos e fãs, passaram pelo local. Entre eles estava a atriz Regina Casé. Ela disse que conheceu Zé Celso em um momento de dúvida na carreira e que foi, através dele, que se descobriu a artista que é hoje.

“Eu acho que eu só sou o que eu sou, só fiz o que eu fiz, porque eu tive a chance de, naquele momento da minha vida, cruzar com a potência, a força avassaladora de criação do Zé”, disse Regina.

Para a atriz, São Paulo tem que deixar um presente para o artista. “O maior desejo do Zé é ver esse parque florescer. E é claro que não é pra ele, nem para o Oficina. Qual é a coisa que São Paulo mais precisa? De parque, de respirar, de ar.”

Muito abalado, o viúvo do dramaturgo, Marcelo Drummond, lamentou a forma violenta como perdeu o marido. “Me dói mais a forma como aconteceu. Não precisava ser um incêndio, né?”, afirmou.

O incêndio

No incêndio, Zé Celso sofreu queimaduras de segundo grau no rosto, nas pernas e nos braços. O dramaturgo teve 53% do corpo queimado. Marcelo Drummond, marido do artista, Vitor Rosa e Ricardo Bittencourt também estavam no apartamento e inalaram fumaça. Eles receberam alta do Hospital São Paulo nesta quinta-feira (7/7).

A causa do incêndio ainda é investigada. Há a suspeita de que tenha começado no aquecedor, ligado pelo próprio dramaturgo.

Quem foi Zé Celso

Diretor, ator, encenador e dramaturgo, Zé Celso foi um dos principais nomes das artes cênicas no Brasil. Ele ficou conhecido, principalmente, por fundar o Teatro Oficina, referência no país.

0

Ele nasceu em Araraquara, no interior paulista, e começou a se interessar por arte na infância, quando brincava de representar as mais diversas realidades no quintal de sua casa.

O ator iniciou o curso de direito na Universidade de São Paulo (USP), por pressão dos pais, mas logo se interessou por métodos de atuação de Constantin Stanislavski, ator e pedagogo russo.

Em 1985, criou o Teatro Oficina, com sede em São Paulo, ao lado de Amir Haddad, Renato Borghi, Etty Fraser, Fauzi Arap e Ronaldo Daniel.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?