São Paulo – Uma câmera de segurança flagrou o momento exato da queda do helicóptero na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, que matou o piloto e três passageiros na tarde desta sexta-feira (17/3).
A causa do acidente ainda é investigada, mas há suspeita de que a aeronave tenha sofrido uma pane (veja o vídeo abaixo). O piloto João Intorne Neto, de 32 anos, chegou a pedir autorização de pouso no Campo de Marte, na zona norte, pouco antes da queda.
Testemunhas relatam que a queda foi repentina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero chegou a perder peças e fragmentos no entorno da Rua James Holland, até que despencou na altura do cruzamento da Rua Pedro Luís Alves Siqueira. O acidente aconteceu por volta das 14h35 desta sexta-feira.
À Polícia Civil, uma testemunha declarou ter visto o helicóptero rodopiando. A aeronave, que ficou completamente destruída, ainda bateu em um coqueiro e na laje de um galpão.
Parte da fuselagem ficou presa na árvore. Destroços, um fone de ouvido atribuído ao piloto e o tênis de uma das vítimas também caíram na rua. Autoridades acreditam que Intorne Neto tentou realizar um pouso forçado.

A queda do helicóptero ocorreu no terreno de uma fábrica têxtil desativadaFábio Vieira/ Metrópoles

Helicóptero que decolou do Guarujá, no litoral paulista, caiu na tarde desta sexta-feira (17/3) na Barra Funda, zona oeste da capitalFábio Vieira/ Metrópoles

Os corpos já foram identificados, mas as autoridades ainda não divulgaram os nomes das vítimasFábio Vieira/ Metrópoles

Queda de helicóptero causou a morte dos quatro ocupantesFábio Vieira/ Metrópoles

Helicóptero caiu na tarde de sexta-feira (17/3)Fábio Vieira/ Metrópoles

Helicóptero estava com quatro passageiros e um piloto, todos morreramFábio Vieira/ Metrópoles

Imagens de drone mostram destroços do helicópteroFábio Vieira/ Metrópoles

Helicóptero caiu no bairro Barra Funda, na zona oeste da capital paulistaFábio Vieira/ Metrópoles

Todas as vítimas da queda do helicóptero são ocupantes da aeronaveReprodução/ Redes Sociais

A aeronave saiu da cidade do Guarujá, no litoral sul de São Paulo, e pousaria no aeroporto Campo de Marte, zona norte da capitalReprodução/ Redes Sociais

Helicóptero caiu após hélice bater em árvore, segundo testemunhasReprodução/ Redes Sociais

Helicóptero caiu no bairro Barra Funda, na zona oeste da capital paulistaReprodução/ Redes Sociais


Helicóptero caiu no bairro Barra Funda, na zona oeste da capital paulistaReprodução/ Google Street View
As outras vítimas do acidente são os amigos Wellington Roberto Palhares, de 28 anos, Caio Lúcio de Benedetto Moreira, 30, e Antonio Cano dos Santos Júnior, 42. Eles haviam fretado o helicóptero para almoçar no Guarujá, no litoral, e depois retornar para a cidade de São Paulo.
A Polícia Civil e a empresa Helimarte, responsável por operar a aeronave, afirmam que o helicóptero estava em situação regular e a última vistoria havia sido feita há cerca de um mês.