metropoles.com

Vídeo: jovem leva mata-leão e choque após pular catraca na CPTM

Passageiro pulou a catraca após não conseguir carregar o bilhete e ter acesso negado; seguranças o imobilizaram com mata-leão e choque

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem de dois agentes de segurança imobilizando jovem; um dá mata-leão e outro aplica choque - Metrópoles
1 de 1 Imagem de dois agentes de segurança imobilizando jovem; um dá mata-leão e outro aplica choque - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — Um passageiro foi imobilizado com mata-leão e arma de choque por seguranças da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Perus, da Linha 7-Rubi, na zona norte de São Paulo, na manhã dessa quarta-feira (29/11).

O jovem de 23 anos registrou boletim de ocorrência por lesão corporal contra os agentes. De acordo com o B.O., ele relatou que tentou carregar o bilhete único, mas o sistema estava fora do ar.

Diante disso, o jovem solicitou aos funcionários do terminal que liberassem a catraca, pedido que foi negado. Então, ele pulou a catraca, “desencadeando uma confusão”, disse a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O momento foi compartilhado pelo próprio passageiro nas redes sociais (veja acima), em tom de protesto. Ele classificou o episódio como “injustiça” e disse que, em ocasiões semelhantes, teve o acesso à estação liberado.

O caso, registrado como lesão corporal, está sob responsabilidade do 46° DP (Perus), e um exame de corpo de delito foi requisitado para a vítima, informou a pasta.

O que diz a CPTM

Questionada, a CPTM afirmou que o jovem “burlou o bloqueio sem pagar a tarifa, o que é considerado evasão de renda, após não conseguir carregar o bilhete nas ATMs [máquinas de autoatendimento] da estação”.

“O passageiro reagiu à abordagem, sendo necessário uso de força para contê-lo e sua retirada do sistema”, disse a companhia.

A CPTM lamentou o ocorrido e informou que está apurando os fatos seguintes à abordagem com choque. “A companhia reitera que não tolera nenhum tipo de violência contra vida nos trens e estações, seja por parte de seus colaboradores ou de passageiros que utilizam o sistema.”

Com relação às ATMs, a AutoPass, responsável pela administração e fiscalização do Bilhete Único, às 7h48 de quarta-feira, foi acionada e informada da falha, comunicou a CPTM.

Por fim, a companhia orienta, nos casos de não conseguir carregar o bilhete nas estações, que o passageiro entre em contato com a prestadora do serviço para solicitar a solução do problema ou alternativa de serviço que atenda sua necessidade.

A CPTM destaca ainda que, além das bilheterias físicas, o passageiro pode adquirir o Bilhete Digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS, ou pelo WhatsApp oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção, segundo a companhia, é comprar o bilhete impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito ou nos estabelecimentos comerciais parceiros sinalizados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?