metropoles.com

Vídeo: aeronave faz voo rasante e assusta banhistas no litoral de SP

Aeronave ultraleve realizou passeios irregulares na região das praias de Guaratuba e Itaguaré, em Bertioga, no litoral sul de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de aeronave fazendo voo rasante perto de banhistas na praia
1 de 1 Imagem colorida de aeronave fazendo voo rasante perto de banhistas na praia - Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo — No último fim de semana, uma aeronave ultraleve foi vista realizando passeios rasantes nas praias de Guaratuba e Itaguaré, em Bertioga, litoral de São Paulo. Segundo testemunhas, o avião realizou manobras e pousos muito perto de banhistas. A prefeitura da cidade diz que a prática é irregular e que o monomotor não tinha licença para tais atos.

Em depoimento dado à TV Tribuna, uma moradora do Residencial Guaratuba, localizado dentro da praia do mesmo nome, diz ter levado um susto com a cena presenciada enquanto saía para caminhar: “Eu tomei um susto. Ele não faz muito barulho, e de repente eu vi o avião vindo, baixo, baixo, baixo, e pousando na faixa de areia”.

 

Ainda de acordo com a mulher, o avião fez manobras em círculos durante passeios que duravam entre dois e três minutos. A moradora também relatou que haviam pessoas na aeronave mas que não sabia, exatamente, quantas eram. Além disso, afirmou que após perceber que estava sendo filmado, o piloto passou a pousar na praia de Itaguaré, vizinha a de Guaratuba.

A Prefeitura de Bertioga afirmou à reportagem que a ação realizada pela aeronave é ilegal, visto que é proibido o pouso na faixa de areia com exceção à situações de emergência. A administração municipal também esclareceu que os órgãos responsáveis pelo que ocorre em solo bertioguense são as Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Meio Ambiente, e Segurança e Mobilidade, mas que durante o período em que o avião esteve no ar, a fiscalização deve ser da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, o decreto nº 3.899 de 1º de abril de 2022, proíbe a decolagem e pouso de ultraleves, parapentes, paragliders e outros tipos de equipamentos de voo livre nas áreas públicas da cidade sem autorização prévia. Além disso, a pasta revelou que não recebeu nenhuma solicitação para a realização de tal ato, comprovando assim a sua ilegalidade.

Em nota, a Anac afirmou que não é possível a identificação da aeronave pelas imagens e que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é o responsável pelo controle do tráfego aéreo no território brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?