metropoles.com

Temporal provoca alagamentos em SP e deixa toda a cidade em atenção

Por causa da chuva forte, Corpo de Bombeiros já recebeu seis chamados de enchentes e 21 avisos sobre quedas de árvores na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Leite/Metrópoles
foto colorida de carros atravessando área alagada por chuva em rua da Pompeia, zona oeste de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de carros atravessando área alagada por chuva em rua da Pompeia, zona oeste de SP - Metrópoles - Foto: Fábio Leite/Metrópoles

São Paulo — O temporal que atinge São Paulo na tarde deste domingo (18/2) fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocasse toda a capital em estado de atenção para alagamentos (veja abaixo).

foto colorida de mapa do CGE, que coloca toda a capital paulista em atenção para alagamentos na tarde deste domingo - Metrópoles
CGE coloca toda a capital paulista em atenção para alagamentos na tarde deste domingo

O alerta foi feito para toda a cidade às 14h40. De acordo com o CGE, há potencial para queda de granizo em Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, municípios a oeste da capital.

Bairros da zona oeste da cidade, como Perdizes, Pinheiros e Pompeia (na foto de destaque, carro atravessam área alagada no bairro), registraram vários pontos de alagamento.

Até 15h30, o Corpo de Bombeiros havia recebido seis chamados de enchentes ou alagamentos e 21 avisos sobre quedas de árvores.

A previsão é de que o tempo continue instável nas próximas horas. Podem ocorrer rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamentos.

A Defesa Civil de São Paulo também fez um alerta por causa da forte chuva. O órgão alertou para a ocorrência de raios, ventos fortes e granizo.

A recomendação é evitar transitar por áreas alagadas. Segundo a Defesa Civil, entre os principais riscos estão as correntezas que se formam a partir das chuvas intensas. Ele afirma que 15 centímetros de água são suficientes para derrubar e arrastar uma pessoa.

Além da capital, a Defesa Civil informou que o temporal atingiu diferentes regiões do interior do estado, como os municípios de Piedade, Guaratinguetá, Joanópolis, Campos do Jordão, Ribeirão Preto, Bauru, São Roque, Jundiaí e Bragança Paulista. Há relatos de ventania e raios.

Falta de energia

A chuva forte também provocou queda de energia e semáforos apagados em diversos pontos da cidade. Nas redes sociais, moradores da capital reclamaram do problema.

“Sem luz em casa na hora do derby (partida entre Palmeiras e Corinthians)…”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter). “Pelamordedeus hein, Enel. Não é por causa de uma chuva que é pra geral ficar sem luz”, disse outro.

Em nota ao Metrópoles, a Enel Distribuição São Paulo informou que as fortes chuvas afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente, na região Oeste.

“A companhia acionou preventivamente o plano operacional para contingências, com reforço de equipes de campo e manobras remotas na rede. Técnicos da distribuidora seguem trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível”, disse a Enel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?