metropoles.com

Em reunião, Tarcísio frisa a Zema que é candidato à reeleição em SP

Tarcísio de Freitas e Romeu Zema se reuniram no Palácio dos Bandeirantes nesta 4ª feira e falaram sobre o cenário eleitoral para 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Dirceu Aurelio/Governo de MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
1 de 1 O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Foto: Dirceu Aurelio/Governo de MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Nova), se reuniu na manhã desta quarta-feira (1º/10) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, os dois falaram sobre o cenário político e eleitoral nos dois estados e também no âmbito nacional.

De acordo com Zema, que é pré-candidato à Presidência da República, Tarcísio voltou a afirmar na reunião que é candidato à reeleição ao governo paulista.

Após ser alçado ao longo do ano como o principal cotado para ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos principais partidos de direita para a disputa presidencial em 2026, o governador paulista passou a reforçar de forma mais enfática nos últimos dias que não pretende apostar na candidatura ao Palácio do Planalto.

“Ele é candidato à reeleição. Isso ele frisou comigo, mas (disse) que estará junto com os candidatos de direita. Talvez até por uma questão partidária, se o partido dele tiver um candidato a presidente, eu reconheço que ele vai estar mais próximo, apoiando esse candidato”, disse Zema ao Metrópoles.

O governador mineiro defendeu que, mesmo que mais de um candidato concorra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, haja uma “força-tarefa” e uma união da direita no segundo turno.

“O importante são esses candidatos de direita, apesar de caminharem de maneiras separadas no primeiro turno, estarem todos eles numa força-tarefa no segundo turno. Então, tudo vai nessa linha e ele (Tarcísio) estará junto também, com certeza. Sendo candidato a governador ou candidato a presidente. Tudo ainda será definido, mas fica claro que nós, candidatos de direita, estamos bem próximos”, disse o governador mineiro.


Eleição em Minas

  • Na reunião de cerca de 30 minutos, os dois governadores também conversaram sobre o cenário eleitoral em Minas Gerais. Zema avisou a Tarcísio que seu vice, Mateus Simões se filiará ao PSD e terá o apoio do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, na campanha pela sucessão em Minas.
  • Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais da gestão Tarcísio e, nos bastidores, pleiteia a vaga de vice da chapa para a reeleição do governador em São Paulo.
  • Essa possibilidade, no entanto, é tida como improvável por aliados de Tarcísio mais ligados ao bolsonarismo.
  • “Já está decidido, (o Matheus Simões) terá o meu apoio e ele também já definiu, inclusive com o Kassab, que estará migrando para o PSD. Vai estar formalizando essa mudança de partido agora no próximo dia 29 de outubro”, disse Zema.

Crise do metanol

O governador de Minas ainda disse que se colocou à disposição para ajudar São Paulo no enfrentamento da crise das intoxicações por bebidas alcóolicas adulteradas com metanol. Até a tarde desta quarta, seis pessoas morreram após suspeita de ingerirem as bebidas adulteradas.

A Polícia Civil de São Paulo e Polícia Federal investigam a onda de intoxicações.

“Falei para ele que estamos aqui à disposição com relação a esse fato do metanol aqui em São Paulo. Nós tivemos aquele problema com uma cerveja lá em Minas há três, quatro anos atrás. E ele está correndo atrás aqui com relação a essa questão, que já tá sob controle”, disse o mandatário mineiro.

Em 2019, Minas foi palco de outro caso de repercussão relacionado à contaminação de bebidas. Na ocasião, dez pessoas morreram e outras 19 apresentaram sequelas graves após ingerirem a cerveja da marca Belorizontina, da Backer. As vítimas foram intoxicadas por uma substância tóxica que vazou de um dos tanques de produção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?