São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (7/3) um projeto de lei de autoria do deputado Teonilio Barba (PT) que prevê a criação, no Estado, de uma política estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência.
“Emprego apoiado” é uma metodologia do mercado de trabalho para fortalecer a inserção de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, múltipla, Síndrome de Down e paralisia cerebral que existe desde a década de 1980.
Trata-se da criação de um serviço que vai ajudar esse público da capacitação profissional adequada à procura de emprego, com acompanhamento posterior das necessidades advindas das condições de trabalho.
Em outra ponta, o serviço atua também na capacitação e treinamento de empregadores.
Dentro de 90 dias, um decreto vai regulamentar como o serviço será oferecido e como o cidadão fará para ter acesso a ele.
Braille
Em outro projeto também transformado em lei nesta terça-feira voltado ao público com deficiência, Tarcísio determinou que os cartórios do Estado passem a fornecer certidões de nascimento, de casamento e de óbito em braille para pessoas com deficiência visual.