Pressionado, Tarcísio propõe reajuste salarial de 10% para as polícias

A poucos dias de encerrar o prazo legal para propor mudanças nas corporações, o governador Tarcísio de Freitas enviou 3 projetos à Alesp

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Marcelo S. Camargo / Governo doEstado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, de terno cinza e camisa branca, falando em um púlpito de acrílico com o logotipo da Polícia Civil, em um palco, com pessoas de roupas sociais atrás dele, e um fundo verde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, de terno cinza e camisa branca, falando em um púlpito de acrílico com o logotipo da Polícia Civil, em um palco, com pessoas de roupas sociais atrás dele, e um fundo verde - Metrópoles - Foto: Marcelo S. Camargo / Governo doEstado de SP

Em meio à pressão das polícias do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou três projetos de lei (PLs) à Assembleia Legislativa paulista (Alesp), na manhã desta quinta-feira (19/3), propondo mudanças nas corporações. Dentre as alterações, está o reajuste de 10% para a Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica.

Os projetos, de tramitação de urgência, foram enviados no limite do prazo previsto por lei. Isso porque as propostas exigem aprovação até 180 dias antes das eleições, que ocorrem em outubro. Tarcísio teria, então, até o dia 6 de abril para sancionar os reajustes.

A corrida contra o tempo aumentou a pressão em torno do governador. Nos últimos meses, as corporações realizaram diversas manifestações exigindo que os planos de carreira fossem revistos, ameaçando o principal capital político de Tarcísio – a pauta da segurança pública.

Tarcísio propõe aumento de salário e mais

  • Aumento salarial: o governador propõe uma reclassificação salarial que representa um aumento de 10% já a partir deste ano. Este reajuste abrange categorias funcionais da Secretaria da Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Técnico-Científica. A vigência deve iniciar em 1º de abril. Serão beneficiados delegados, médicos legistas, peritos, escrivães, investigadores e demais carreiras policiais, tanto ativos quanto inativos.
  • Inclusão da Polícia Técnico-Científica (médicos e legistas) à Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (DEJEC).
  • Novo plano de carreira para a Polícia Civil: com estrutura organizada hierarquicamente em quatro classes, sendo 3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe e Classe Especial.
  • Requisitos para promoção: o policial deverá cumprir um período mínimo de seis anos na classe atual, ter avaliação de desempenho satisfatória, concluir o Curso Específico de Aperfeiçoamento (CEA) e não possuir penalidades disciplinares recentes para avançar na carreira.
  • Avaliação de desempenho: todo agente será submetido a avaliação anual de desempenho, que considera qualidade, quantidade de trabalho, assiduidade e eficiência. A avaliação também é um critério para promoção na carreira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?