Tarcísio suspende intercâmbio de PMs em Israel diante de nova guerra

O governo de Tarcísio de Freitas adiou a viagem de dois policiais militares que iriam, no fim de junho, para intercâmbio em Israel

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
tarcísio com PMs
1 de 1 tarcísio com PMs - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Diante de uma nova guerra em Israel, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiou a viagem de dois policiais (PMs) que iriam para um intercâmbio militar no país que atacou o Irã na última quinta-feira (12/6).

A viagem do tenente-coronel Gustavo Packer Mercadante, do 4º Batalhão de Polícia de Choque, e do major Daniel do Amaral Veiga, do 1º Batalhão de Polícia de Choque, está marcada entre os dias 30 de junho e 11 de julho e foi autorizada em publicação no Diário Oficial do estado nesta semana.

O Metrópoles apurou, porém, que a ida dos policiais militares, em princípio, está suspensa porque o governo de São Paulo acompanha de perto a situação de Israel, considerada instável por conta do conflito, que poderia colocar em risco a segurança dos agentes.

A viagem faz parte de um intercâmbio acertado em 2023, quando uma delegação de Israel visitou o Brasil. O objetivo do programa é “trocar experiências e boas práticas entre as corporações”. A viagem dos PMs, caso ocorra, não tem ônus para o governo paulista, mas os vencimentos dos agentes é mantido.


Entenda o conflito

  • Na noite de quinta-feira (12/6), militares israelenses atingiram dezenas de alvos no Irã com o objetivo oficial de frear o programa nuclear iraniano.
  • O Irã reagiu com o lançamento de mísseis e drones contra Israel.
  • Cerca de 250 pessoas já morreram no conflito. A maioria civis iranianos.
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou de morte, nas redes sociais, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
  • Tropas norte-americanas também se movimentaram, mas não há ainda indícios de que o país irá entrar no conflito.

Autoridades brasileiras em Israel

Prefeitos brasileiros foram para Israel na semana passada e acabaram presos no país em meio ao conflito. Os representantes dos municípios foram ao MundiExpo Israel 2025, feira internacional de tecnologia voltada à gestão pública.

A comitiva contava com representantes de municípios do interior de São Paulo como Barretos, Campos do Jordão, Guaratinguetá, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São Vicente.

O vice-governador, Felício Ramuth (PSD), também iria participar do evento, mas foi avisado no meio da viagem que o espaço aéreo de Israel estava fechado. Ele retornou ao Brasil após fazer escala na França.

Na quarta-feira (18/6), o Itamaraty informou que as 27 autoridades brasileiras que estavam em Israel foram evacuadas do país. A comitiva foi dividida em dois grupos que foram para Jordânia por via terrestre.

Os primeiros saíram de Israel na segunda-feira (16/6) e da Jordânia foram para os Emirados Árabes Unidos. Lá, pegaram um voo que chegou ao Brasil na quarta-feira passada, mesmo dia que o segundo grupo saiu de Israel para Jordânia. Os deslocamentos e eventuais hospedagens foram pagos pelo governo israelense.

Desde outubro de 2023, o Ministério das Relações Exteriores desaconselha viagens de brasileiros a Israel, que não sejam essenciais. Antes do conflito com o Irã, o país já estava em guerra com a Palestina, após o ataque do grupo terrorista Hamas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?