Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026São Paulo

Tarcísio aposta em São Sebastião, e Haddad em Lula em 1º horário eleitoral

Propaganda eleitoral começa nesta sexta (28/8). Haddad faz ataques a Tarcísio, Cracolândia e feminicídios; o atual governador destaca feitos

Rebeca Ligabue/Metrópoles
Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Campanha eleitoral - Metrópoles

A partir desta sexta-feira (28/8), o horário eleitoral em rádio e televisão será veiculado de segunda-feira a sábado, até 1º de outubro.  No primeiro dia, para a disputa ao governo de São Paulo, o candidato à reeleição Tarcísio de Freitas (Republicanos) abrirá a propaganda, seguido por Fernando Haddad (PT). Nos dias seguintes, começa um revezamento.

Para a estreia deste ano, com Felício Ramuth (MDB) na vice, Tarcísio falará principalmente sobre a atuação na calamidade em São Sebastião, no litoral norte do estado. Enchentes e deslizamentos atingiram a cidade 49 dias após o início do mandato do governador, em 2023, quando ele instalou um gabinete de crise local e coordenou buscas. Ao longo dos próximos programas, o chefe do Palácio dos Bandeiras deverá destacar entregas e realizações feitas ao longo da gestão.

Segundo aliados, as ações diante dos estragos das chuvas, que deixaram 65 mortos, serão retratadas como uma “prova de fogo”. Não há previsão para aparição de Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República na chapa de Tarcísio.

Por outro lado, Haddad apostará em um vídeo com aparição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também haverá outros integrantes da chapa elogiando Haddad, como as candidatas ao Senado Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), além do vice, Márcio França (PSB).

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

No material, obtido antecipadamente pelo Metrópoles, Haddad começará com ataques a Tarcísio, citando problemas como a dispersão da Cracolândia na capital paulista e alta de feminicídios no estado, além das privatizações. Na inserção, o ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo também vai apresentar feitos da própria carreira, como a criação do Prouni e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Como o Metrópoles mostrou anteriormente, Tarcísio terá 6 minutos e 20 segundos de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, enquanto Haddad ficará com 2 minutos e 39 segundos até o primeiro turno das eleições. No total, 9 minutos diários estão reservados aos candidatos, às segundas, quartas e sextas-feiras, conforme distribuição homologada pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP).

No rádio, o horário eleitoral ocorre entre 7h e 7h25, e de 12h a 12h25. Na televisão, entre 13h e 13h25, e de 20h30 a 20h55.

Os outros partidos que registraram candidaturas ao governo não terão direito à propaganda gratuita. PCB, PCO, Agir, PSTU e UP não atingiram a cláusula de barreira, mecanismo que restringe o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo do horário eleitoral obrigatório em rádio e TV.

A coligação Coragem Para Seguir Avançando de Tarcísio é formada por Republicanos, PL, PSD, MDB, Democrata, Avante, Federação Renovação Solidária (PRD e Solidariedade) e Federação União Progressista (União Brasil e PP). Integram a coligação Desperta São Paulo, de Haddad, as legendas PSB, PDT, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e Federação PSol-Rede.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Propaganda eleitoral

Cinquenta minutos serão destinados para o horário eleitoral, divididos em dois blocos de 25 minutos. Também serão destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 a 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite.

A programação segue um sistema de rodízio. Às terças, quintas e sábados, será veiculada a propaganda de candidatos a presidente da República e deputado federal. Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidas as campanhas de candidatos a senador, deputado estadual e governador.

Do tempo destinado à propaganda, 10% são distribuídos de forma igualitária entre os partidos e federações, enquanto os outros 90% são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes de cada legenda na Câmara dos Deputados.

Veja a ordem de transmissão entre partidos com tempo de anúncio em TV:

Deputado federal:

  • Avante
  • Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV)
  • Republicanos
  • PSD
  • PDT
  • Federação União Progressistas
  • Federação Renovação Solidária (PRD e Solidariedade)
  • PSB
  • Federação PSDB-Cidadania
  • MDB
  • Federação PSol-Rede
  • PL
  • Podemos

Deputado estadual:

  • Avante
  • PSD
  • Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV)
  • MDB
    Federação PSol-Rede
  • PL
  • Republicanos
  • PSB
  • PSDB-Cidadania
  • Podemos
  • Federação União Progressista (União e Progressistas)
  • PDT
  • Federação Renovação Solidária (PRD e Solidariedade)

Senador:

  • Coligação Coragem para Seguir Avançando (Republicanos, MDB, PL, União Brasil, Progressistas, PSD, Solidariedade, PRD, Avante e Democrata)
  • Coligação Desperta São Paulo (PDT, PSB, PT, PC do B, PV, PSOL, Rede)
  • Federação PSDB-Cidadania
  • Podemos

Governador:

  • Coligação Coragem para Seguir Avançando (Republicanos, MDB, PL, União Brasil, Progressistas, PSD, Solidariedade, PRD, Avante e Democrata
  • Coligação Desperta São Paulo (PDT, PSB, PT, PC do B, PV, PSOL, Rede)

Candidatos à Presidência

Cada bloco destinado à propaganda de candidatos à Presidência da República terá 12 minutos e 30 segundos, distribuídos assim:

  • Coligação Brasil Pronto pra Mais, formada por PDT, PSB, FE Brasil (PT, PCdoB e PV), PSOL e Rede: 5 minutos e 31 segundos
  • Partido Liberal (PL): 4 minutos e 20 segundos
  • Partido Social Democrático (PSD): 2 minutos e 2 segundos
  • Avante: 35 segundos