metropoles.com

Tarcísio diz que liderança de Bolsonaro é “inquestionável”

Afilhado político de Bolsonaro, Tarcísio afirmou que o ex-presidente segue como um dos principais nomes da direita mesmo após decisão do TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas
1 de 1 Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas - Foto: Alan Santos/PR

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro e afilhado político de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a liderança do ex-presidente é “inquestionável” e seguirá atuante, apesar da inelegibilidade pelos próximos oito anos.

“A liderança do presidente Jair Bolsonaro como representante da direita brasileira é inquestionável e perdura. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente”, escreveu Tarcísio no Twitter nesta sexta-feira (30/6).

Horas antes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por 5 votos a 2. O ex-presidente foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Com a decisão, Bolsonaro está impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo por oito anos, a partir do ano de 2022. Ou seja, não poderá disputar as eleições de 2024, 2026, e 2028.

tweet de tarcísio
Mensagem de Tarcísio sobre Bolsonaro após decisão do TSE

 

Tarcísio elogia STF em evento de Gilmar Mendes

Tarcísio foi nesta semana a Lisboa, onde participou de evento promovido pela faculdade do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O Fórum Jurídico de Lisboa é promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual Gilmar Mendes é sócio-fundador.

Na segunda (26), Tarcísio participou de uma mesa ao lado de Flávio Dino, ministro da Justiça do governo Lula, e aproveitou a oportunidade para fazer um elogio ao STF, alvo de ataques de Bolsonaro.

“Nós temos um guardião da Constituição que tem funcionado muito bem”, declarou o governador paulista.

Também participaram do fórum o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e outros oito ministros do governo Lula, além do próprio Dino.

Tarcísio é apontado como forte nome da direita para as eleições de 2026 diante da impossibilidade de Bolsonaro em concorrer novamente ao Palácio do Planalto.

Aliados como o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), têm defendido que Tarcísio tente a reeleição ao governo paulista antes de seguir para a disputa presidencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?