metropoles.com

STF convoca audiência para debater escolas cívico-militares em SP

O ministro do STF Gilmar Mendes convocou uma audiência pública para debater a legalidade do projeto de escolas cívico-militares em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

São Paulo — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes convocou, nesta quinta-feira (5/9), uma audiência pública para debater a constitucionalidade do projeto de escolas cívico-militares proposto pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo.

A decisão vem após pedidos do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Ambos questionaram a constitucionalidade do projeto alegando risco de dano à “ordem democrática” e definindo a ação como uma afronta aos preceitos das constituições federal e estadual, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A realização da audiência pública provavelmente será realizada no dia 22 de outubro deste ano. As inscrições para participar do encontro deverão ser feitas até o dia 4 de outubro e a relação dos habilitados será divulgada no portal do STF a partir do dia 7 do mesmo mês.

No documento obtido pelo Metrópoles, Gilmar Mendes diz que o tema é de “inegável relevância”, visto que envolve não apenas o direito à educação, como também “o objetivo fundamental da República Federativa do Brasil de construção de uma sociedade livre, justa e solidária”. O ministro também cita a questão de reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Ainda na decisão, o magistrado do STF diz que acredita que a coleta de dados e argumentos tecnicamente qualificados e especializados vai ajudar a suprema corte a decidir com maior segurança sobre os fatos que envolvem o programa de escola cívico-militar.

Os temas que serão debatidos na consulta pública serão: a evolução das escolas militares e cívico-militares no Brasil, a distinção prática entre os dois modelos, os impactos financeiros e orçamentários na implementação de escolas cívico-militares, a dinâmica pedagógica nas escolas convencionais, militares e cívico-militares e a repercussão das escolas do projeto na segurança pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?