metropoles.com

SP prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 31 de julho

Vacinação contra a gripe é prorrogada em todo o estado de São Paulo, onde cobertura vacinal está em 44,5%; meta é imunizar 90% da população

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fptp cpçasVacinação - Metrópoles
1 de 1 Fptp cpçasVacinação - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população de São Paulo com mais de seis meses de idade até o dia 31 de julho.

Segundo a secretaria, a cobertura vacinal contra a Influenza em São Paulo está em 44,5%, um aumento de 4,6% em relação à cobertura no final de maio.

Nos primeiros cinco meses de 2023, foram aplicadas 6,1 milhões de doses vacina, mas com a prorrogação da campanha, foram aplicadas mais 4,6 milhões de doses apenas em junho, levando a um total de 10.769.619 milhões. A meta de cobertura para o Estado é de 90%.

Na capital paulista, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

Sintomas

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.

Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 176 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação, diz a secretaria, é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 2.086 hospitalizações até a última semana de junho. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.540 internações e 259 óbitos. Apesar da queda na letalidade, o número de hospitalizações cresceu 35,4% no primeiro semestre de 2023.

O site vacina100duvidas.sp.gov.br, do governo do Estado, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Trata-se de um canal importante de informação para desmistificar fake news com relação à imunização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?