metropoles.com

Vacina contra gripe aviária já está em desenvolvimento no Butantan

Processo de estudo do imunizante contra gripe aviária teve início em janeiro no Butantan; primeiro lote está pronto para testes pré-clínicos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Instituto Butantan
Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

São Paulo – O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, informou nesta terça-feira (23/5) que iniciou em janeiro o processo de desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária.

O anúncio é feito um dia depois de o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarar emergência zoosanitária no Brasil após a confirmação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). Até o momento, oito casos em aves marinhas e silvestres já foram confirmados no país, nenhum em humanos.

0

De acordo com o Butantan, atualmente os testes do imunizante estão sendo realizados com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro lote piloto já está pronto para testes pré-clínicos.

O Butantan informou ainda que possui estrutura para produzir novos produtos com autonomia e “pretende utilizar a fábrica da Influenza para desenvolver o imunizante contra a gripe aviária”.

Em nota, o instituto esclareceu também que “atua para preparar o país no enfrentamento de potenciais pandemias, como atuou no desenvolvimento e disponibilização de vacinas para Covid-19 nos últimos anos”. E finalizou: “A gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia, daí a mobilização da instituição”.

Compartilhar notícia