metropoles.com

SP: pesquisadores iniciam escavações no antigo DOI-Codi em agosto

Conjunto de cinco prédios na zona sul de São Paulo abrigou o antigo DOI-Codi, onde presos da ditadura militar foram torturados e mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Lourenço Campanha/Acervo Pessoal/Memorial da Resistência
Fotografia em preto e branco da fachada de uma delegacia - Metropoles
1 de 1 Fotografia em preto e branco da fachada de uma delegacia - Metropoles - Foto: Aline Lourenço Campanha/Acervo Pessoal/Memorial da Resistência

São Paulo – Entre os dias 2 e 14 de agosto, um grupo de pesquisadores realizará escavações arqueológicas no local onde operava o antigo Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), órgão subordinado ao Exército conhecido por torturar e assassinar presos da ditadura militar.

O conjunto de cinco prédios, que tem entradas pelas ruas Tutóia e Tomás Carvalhal, no Paraíso, zona sul da capital paulista, abrigou a sede do centro de tortura da ditadura durante 14 anos. Desde 2014, os edifícios são tombados.

O trabalho visa encontrar vestígios, objetos e registros sobre o período do regime militar. As escavações serão feitas por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Resultado de um trabalho coletivo desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho Memorial DOI-Codi em 2018, o objetivo dessas escavações é utilizar as pesquisas arqueológica e histórica para compreender os vestígios materiais e a memória associada a esse importante local de violações de direitos”, disse o grupo de pesquisa em nota enviada à Agência Brasil.

Desenho de um croqui do antigo DOI-Codi de SP - Metropoles
Croqui do antigo DOI-Codi de SP

O projeto também pretende conduzir visitas guiadas às escavações, promover mesas de debates e realizar oficinas com estudantes e professores.

“A investigação rigorosa, o diálogo contínuo com a sociedade e a aliança entre ciência e direitos humanos é um dos caminhos para o conhecimento do nosso passado, visando o fortalecimento da democracia e da construção de políticas públicas efetivas para a consolidação da cidadania”, afirmou o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?