Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Sextou? Deputados não comparecem e Alesp fica sem sessão nesta 6ª

Constituição de SP exige presença mínima de 12 deputados na Alesp para dar início às sessões diárias, chamadas de ordinárias

01/11/2024 16:44
Compartilhar notícia
Rodrigo Costa/Alesp
Cadeiras dos deputados no plenário da Alesp - Metrópoles

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ficou sem sessão nesta sexta-feira (1º/11) após não conseguir que um mínimo de 12 deputados estaduais assinassem a lista de presença no plenário para dar início aos trabalhos.

De acordo com a Constituição Estadual, para que uma sessão ordinária tenha início, é necessário que ao menos 12 dos 94 deputados assinem a lista de presença. Eles não precisam permanecer no plenário, desde que deixem a assinatura na lista. O presidente da sessão precisa aguardar até 15 minutos após o horário inicial, das 14h, para confirmar a falta de quórum.

O Metrópoles apurou que apenas 11 deputados assinaram a lista nesta sexta, mas que não havia ninguém presente no plenário no momento em que foi anunciado que a sessão não ocorreria por falta de quórum.

Sextou? Deputados não comparecem e Alesp fica sem sessão nesta 6ª - destaque galeria
6 imagens
Edifício da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Fachada da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
1 de 6

Fachada da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Fábio Vieira/Metrópoles
Edifício da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
2 de 6

Edifício da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Marcia Yamamoto/Alesp
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
3 de 6

Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Rodrigo Costa/Alesp
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
4 de 6

Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Rodrigo Romeo/Alesp
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
5 de 6

Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Rodrigo Costa/Alesp
Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
6 de 6

Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Divulgação/Alesp

Sextas na Alesp

Os deputados costumam alegar que as sextas-feiras servem para que eles visitem algumas de suas bases eleitorais pelo interior do estado, em especial aqueles que residem fora da capital paulista.

No entanto, a sessão desta sexta não ocorreu mesmo após um período de “recesso branco”, no qual houve um acordo interno entre os parlmentares para que nenhuma discussão importante pautasse a Alesp durante o período de campanha eleitoral, que ocorreu entre 16 de agosto e 27 de outubro deste ano.

A primeira grande pauta votada pela Alesp, nesta semana, após dois meses de “recesso”, foi uma mudança na lei para permitir a reeleição do atual presidente da Casa, o deputado André do Prado (PL), aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters