metropoles.com

São Paulo registra temperatura de 37,4ºC e tem dia mais quente do ano

Calor nesta segunda superou os 37,1ºC de temperatura registrados nesse domingo (12/11) na capital paulista, até então a maior marca de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra termômetro com temperatura de 38ºC em avenida de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra termômetro com temperatura de 38ºC em avenida de São Paulo - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do ano nesta segunda-feira (13/11), com a temperatura chegando a 37,4ºC às 15h na estação meteorológica do mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor superou os 37,1ºC registrados nesse domingo (12/11), até então a maior marca de 2023. O recorde de temperatura registrado no local, que faz a medição oficial da cidade, é de 37,8ºC, atingido em outubro de 2014.

A previsão é que a capital registre, mais uma vez, média acima dos 37°C nesta terça (14/11).

Por causa do tempo seco, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) mantém toda a cidade de São Paulo em estado de alerta para altas temperaturas. No final da tarde, a nebulosidade vai aumentar com a chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.

0

Os próximos dias na capital também serão de calor forte, podendo superar o recorde de 38,5° C registrado no domingo (12/11), segundo a Climatempo. Na terça-feira (14/11), a temperatura deve oscilar de 23° C a 37° C e, no feriado da Proclamação da República (15/11), de 21° C a 35° C.

“A circulação de ventos vai continuar favorecendo a formação de nuvens de chuva e há chance de pancadas moderadas a forte, com risco de raios eventos moderados de até 60 km/h”, informou a Climatempo.

Ainda no feriado, o litoral paulista deve ter muito sol pela manhã e temperaturas próximas dos 30° C. Cidades do interior do estado, como Presidente Prudente e São José do Rio Preto, podem ter calorão de até 40°C, segundo o instituto.

Alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico de nível vermelho (grande perigo) por causa das altas temperaturas no interior de São Paulo. Na faixa que abrange a capital e o litoral, o alerta é de nível laranja (perigo).

De acordo com o Inmet, o alerta indica que as temperaturas nessas regiões devem ficar até 5º C acima da média.

A Defesa Civil municipal já havia decretado estado de alerta na capital no domingo por causa do tempo seco e das altas temperaturas.

Nessas condições, a recomendação é beber água à vontade, evitar as atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 17h, proteger-se do sol e usar umidificadores de ar, como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores.

Distribuição de água

Continua nesta segunda-feira a distribuição de água potável no centro de São Paulo. Tendas montadas pelo governo do Estado estão no entorno do Theatro Municipal e há um caminhão com bebedouro na Praça da Sé.

A distribuição de água em copos e a oferta de bebedouros é feita das 11h às 15h . A prioridade será o atendimento a pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações