Oscar 2023: saiba por que RRR não foi indicado a Melhor filme Internacional

O filme indiano RRR concorre a Melhor Canção Original no Oscar, mas ficou fora da lista de melhores longas internacionais

atualizado 24/01/2023 18:39

homem sorri enquanto empunha bandeira com homens atrás dele - metrópoles Foto: Reprodução

O filme indiano RRR (Revolta, Rebelião, Revolução) conquistou popularidade e uma indicação ao Oscar 2023. Com Naatu Naatu, o longa-metragem dirigido por S. S. Rajamouli disputa a estatueta de Melhor Canção Original. Mas uma dúvida ficou entre os fãs da produção: por que RRR não foi indicado a Melhor filme internacional? 

A resposta é simples, mas não costuma fazer parte do conhecimento popular. Os longas que não são feitos nos Estados Unidos precisam ser indicados por seus países de origem à premiação. Para o Oscar deste ano, em vez de RRR, a Índia optou por nomear The Last Film Show, que chegou à pré-seleção, mas acabou fora na lista final. 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

O Brasil optou por Marte Um, do diretor Gabriel Martins, mas também não conquistou um espaço na premiação que tem cinco concorrentes. Disputam o título de Melhor Filme Internacional o argentino 1985, o belga Close, o polonês EO, o alemão Nada de Novo no Front e o irlândes The Quiet Girl.

Embora não esteja nessa categoria, RRR arrematou a indicação a Melhor Canção Original e disputa com Applause, de Tell it Like a Woman; Hold my Hand, de Top Gun: Maverick; Lift me Up, de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre; e This is a Life, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. 

Outras premiações de RRR

A produção indiana pode não estar entre os melhores filmes internacionais do Oscar, mas conquistou outros troféus em 2023. No Critics Choice Awards, a equipe de RRR venceu duas de cinco categorias em que concorreu: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Canção Original. A produção também concorreu a Melhor Filme, Melhor Direção e Melhores Efeitos Visuais.

No Globo de Ouro, que premia destaques do cinema e da televisão, a história dos homens que lutam pela liberdade na Índia levou a estatueta de Melhor Canção Original em filme com a música de Kala Bhairava, M. M. Keeravani e Rahul Siplingunj. 

Embora não tenha levado todos os prêmios para casa, as estatuetas conquistadas aparecem como um termômetro que indica boas chances de uma vitória no Oscar. 

Mais lidas
Últimas notícias