metropoles.com

Tarcísio anuncia presidente da Petrobras como secretário em SP

Governador eleito de São Paulo anunciou que Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras, será secretário de Gestão e Governo Digital

atualizado

Compartilhar notícia

Emiliano Capozoli/Divulgação Apex
Caio Mario Paes de Andrade, cotado para o comando da Petrobras. Ele tem pele clara, cabelos grisalhos e olhos escuros - Metrópoles
1 de 1 Caio Mario Paes de Andrade, cotado para o comando da Petrobras. Ele tem pele clara, cabelos grisalhos e olhos escuros - Metrópoles - Foto: Emiliano Capozoli/Divulgação Apex

São Paulo – O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (6/12) mais três secretários para o seu governo. Entre eles, o atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, que assumirá a Secretaria de Gestão e Governo Digital.

O anúncio foi feito pelo próprio Tarcísio no Twitter, minutos antes de Guilherme Afif, coordenador do gabinete de transição, conceder uma entrevista coletiva para divulgar os novos nomes. Segundo Afif, Andrade, que foi presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), será encarregado de realizar uma “revolução digital” em São Paulo.

“É importante lembrar que o Brasil hoje ocupa a segunda posição mundial em termos de governabilidade digital, e isso se deve a essa equipe que o Caio pertenceu até agora.”, disse Afif.

“(Caio) Cuidou do processo de digitalização com amplo sucesso. Foi exatamente essa parte do currículo que o fez ser escolhido pelo governador Tarcísio”

Além de Andrade, também foram anunciados Lucas Ferraz para Assuntos Internacionais e Lais Vita para a Comunicação.

Ferraz passou pela secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, enquanto Laís assessorou Tarcísio no Ministério da Infraestrutura, durante a campanha e na transição.

Outra indicação anunciada nesta tarde foi o Coronel Sérgio Codelo para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão que comanda as obras rodoviárias no estado.

Codelo atualmente é superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em São Paulo e, assim como Tarcísio, tem passagem pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

“Bolsonarismo light”

Além dos secretários anunciados nesta terça, Tarcísio já havia divulgado sete nomes que integrarão o governo estadual em 2023. As indicações apontam para um “bolsonarismo light”, mesclando nomes moderados, aliados do PSD e pessoas de confiança do próprio Tarcísio.

Até o momento, apenas um bolsonarista foi indicado para uma secretaria no governo paulista: o deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP), conhecido como Capitão Derrite. Ele assumirá a Segurança Pública. No entanto, o próprio parlamentar já vem adotando um discurso mais brando no governo de transição.

Tarcísio vem se descolando da imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) desde o resultado das eleições. Além do pouco espaço a aliados do chefe do Executivo, o futuro governador paulista disse à CNN nunca ter sido “bolsonarista raiz”.

Quem já foi indicado

  • Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz, ex-assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia
  • Casa Civil: Arthur Lima, advogado, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-colega de Tarcísio na Aman
  • Comunicação: Lais Vita, assessora de imprensa de Tarcísio
  • Educação: Renato Feder, empresário e secretário da Educação do Paraná
  • Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras e ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro)
  • Governo: Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
  • Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente: Natalia Resende, procuradora federal que auxiliou Tarcísio na Infraestrutura com concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)
  • Saúde: Eleuses Paiva, ex-deputado federal e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Segurança Pública: Guilherme Derrite, deputado federal (PL-SP) e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar
  • Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos), deputado federal e pastor evangélico

Compartilhar notícia