metropoles.com

Reale Jr. sugere que Lula decrete estado de defesa contra golpistas

Ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior disse que os atos golpistas desse domingo são consequência de quatro anos de governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
Jurista Miguel Reale Jr.
1 de 1 Jurista Miguel Reale Jr. - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

São Paulo – O jurista Miguel Reale Júnior defendeu, nesta segunda-feira (9/1), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discuta a possibilidade de quebra de sigilo telefônico, por meio de estado de defesa, para identificar os envolvidos nos atos golpistas que ocorreram em Brasília no domingo.

“É o caso de se pensar na decretação do estado de defesa para a proibição de reuniões e a possibilidade de conhecimento dos meios de comunicação. Mas é algo que deve ser pensado com muito cuidado”, disse ele ao chegar no ato em defesa da democracia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O estado de defesa, previsto no artigo 136 da Constituição Federal, determina as restrições ao direito de reunião e a quebra dos sigilos telefônico, telegráfico e de correspondência. Além disso, nesta circunstância as autoridades podem prender quem atentar contra a ordem por crime contra o Estado.

“É necessário ter esse acesso facilitado por via de obtenção de provas para identificar o foco originário das manifestações, seus organizadores e seus financiadores”, explicou Reale Júnior, que foi Ministro da Justiça (2002) e um dos signatários do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

O ex-ministro também afirmou que as invasões e ataques aos Três Poderes na noite deste domingo são “consequência de quatro anos de governo Bolsonaro, que alimentou a violência e o discurso do inconformismo com a democracia. “Tinha de resultar nisso”, lamentou ele, receoso de que os atos não fiquem restritos ao Distrito Federal.

Após citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujos apoiadores promoveram os atos terroristas deste domingo, Reale Júnior disse que é importante verificar qual a parcela de responsabilidade do ex-presidente nas manifestações – inclusive por omissão, já que Bolsonaro não pediu que os golpistas se retirassem das sedes dos Três Poderes.

“É lógico que se Bolsonaro está envolvido, não é apenas por omissão, mas por uma concatenação de fatos que têm origem na sua pessoa e isso precisa ser descoberto”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?