Policial penal é agredido por PMs e GCM durante abordagem em Guarulhos. Veja vídeo

Vítima, que preferiu não se identificar, foi retirada à força do carro e jogada ao chão por policiais militares e guardas civis

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida mostra abordagem truculenta a policial penal
1 de 1 Imagem colorida mostra abordagem truculenta a policial penal - Foto: Reprodução

Imagens gravadas por testemunhas próximas ao local mostram um policial penal sendo agredido por policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante uma abordagem em Guarulhos, na Grande São Paulo. O episódio aconteceu na última sexta-feira (10/4).

A vítima, que prefere não ser identificada, trabalha na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” e estava de licença-prêmio, quando trafegava pela Avenida Tiradentes, no bairro Jardim Bom Clima. No momento da abordagem, ele diz que chegou a abrir o vidro, colocar as mãos para o alto e se identificar como policial penal, mas foi ignorado pelos agressores.

Segundo resolução da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ao ser abordado por um colega, um policial deve apresentar a carteirinha que o identifique como tal. O homem, no entanto, diz que os colegas não seguiram o procedimento.

No vídeo, é possível vê-lo sendo retirado à força do carro e jogado ao chão. O veículo, que estava em um declive, continua o movimento e precisa ser detido por um dos policiais militares.

O policial penal chegou a ter os óculos quebrados durante a abordagem hostil. Ele passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

Segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), além de um primeiro boletim de ocorrência, a vítima pretende registrar um novo B.O. e fez uma denúncia junto à Ouvidoria da Polícia.

Procuradas pelo Metrópoles, nem a Polícia Militar (PM) nem a Prefeitura de Guarulhos responderam os questionamentos. O espaço segue aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?