Policiais se disfarçam de foliões e prendem 12 em bloco de Carnaval

A Operação Carnaval, da Polícia Civil, colocou agentes disfarçados em bloco na Barra Funda. Parte da quadrilha fugiu, mas 12 acabaram presos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Polícia Civil
Imagem colorida mostra cartões apreendidos pela polícia com quadrilha presa por dar golpe em bloco de Carnaval - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra cartões apreendidos pela polícia com quadrilha presa por dar golpe em bloco de Carnaval - Metrópoles - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Doze pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil durante um bloco de Carnaval realizado na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na tarde deste sábado (31/1). O grupo é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais.

A chamada Operação Carnaval mobilizou agentes infiltrados entre os foliões.

Segundo o boletim de ocorrência, policiais civis disfarçados observaram um grupo de ambulantes sem credenciamento trocando cartões bancários entre si enquanto realizavam vendas no meio do público. A movimentação levantou suspeitas de um esquema de fraude, conhecido por envolver a substituição de cartões das vítimas durante pagamentos.

Policiais se disfarçam de foliões e prendem 12 em bloco de Carnaval - destaque galeria
2 imagens
Polícia apreendeu vários cartões em bloco de Carnaval
Polícia apreendeu vários cartões em bloco de Carnaval
1 de 2

Polícia apreendeu vários cartões em bloco de Carnaval

Divulgação/Polícia Civil
Polícia apreendeu vários cartões em bloco de Carnaval
2 de 2

Polícia apreendeu vários cartões em bloco de Carnaval

Divulgação/Polícia Civil

Durante a abordagem, parte do grupo conseguiu fugir, mas doze pessoas foram capturadas. Com elas, os agentes apreenderam dezenas de cartões bancários em nome de terceiros, máquinas de cartão equipadas com dispositivos capazes de registrar senhas digitadas, além de diversos telefones celulares. Um veículo utilizado pelo grupo também foi localizado e apreendido.

A polícia informou que alguns dos cartões recolhidos estavam vinculados a registros anteriores de crimes patrimoniais, como furtos e fraudes. No entanto, devido à grande quantidade de pessoas no local e à ausência imediata das vítimas, não foi possível individualizar, naquele momento, a posse exata dos objetos ou a participação específica de cada suspeito no esquema.

Ainda durante a ação, um dos detidos teria oferecido a quantia de R$ 3 mil a um policial civil com o objetivo de evitar ser levado à delegacia. O episódio foi presenciado por mais de um agente e resultou na autuação em flagrante por corrupção ativa.

Os demais suspeitos foram autuados por indícios de receptação, furto mediante fraude e associação criminosa, mas as autoridades destacam que a investigação seguirá para aprofundar a apuração e individualizar responsabilidades.

Todos os envolvidos foram informados de seus direitos constitucionais e optaram por permanecer em silêncio durante os depoimentos iniciais.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso segue sob investigação do 91º Distrito Policial (Ceagesp), que aguarda o comparecimento das vítimas para dar continuidade às diligências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?