metropoles.com

Polícia já prendeu 509 e apreendeu 11 mil celulares na Cracolândia

Dados correspondem às ações das corporações no centro da capital paulista; na quinta, policiais foram alvo de pedradas e garrafadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
cracolandia
1 de 1 cracolandia - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo – As polícias Civil e Militar afirmam ter prendido, respectivamente, 231 e 278 suspeitos de crimes, além de apreender 19 adolescentes, na região onde se concentra o fluxo da Cracolândia, no centro da capital paulista. Entre janeiro e novembro, a 1ª Seccional do Centro também apreendeu 11 mil celulares, frutos de roubos ou furtos.

As detenções feitas pela PM ocorreram entre janeiro e a quarta-feira (14/14), ainda segundo a corporação. No período, também foram apreendidas 270 armas brancas – como facas e estiletes – além de quatro armas de fogo. Todas as prisões e apreensões resultaram de 14.666 atendimentos a ocorrências e de 29.764 abordagens.

A região é cortada pela Avenida Rio Branco, que se tornou palco de constantes furtos e roubos, principalmente dentro de veículos, que passam pela via. Os crimes ocorrem a qualquer momento do dia, inclusive com a presença de policiais, segundo comerciantes ouvidos pelo Metrópoles.

A avenida cruza com a Rua dos Gusmões, para onde migrou grande parte dos dependentes químicos, que até maio deste ano se concentravam na Praça Princesa Isabel, antigo fluxo da Cracolândia.

No cruzamento entre as vias, na tarde dessa quinta-feira (15/12), dois policiais militares foram alvos de pedras e garrafas, arremessadas por frequentadores da região. A violência foi registrada em vídeo.

Um dos policiais foi ferido com um tiro, em uma das pernas, sendo encaminhado ao Hospital das Clinicas, sem risco de morrer. O estado de saúde dele não havia sido atualizado até a publicação desta reportagem.

Desde que os dependentes químicos chegaram, a rotina dos moradores da Rua dos Gusmões mudou durante o dia, chegando ao ponto de ocorrer um toque de recolher, por medo de roubos, no período noturno.

Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo indicam que os roubos na região da Cracolândia, policiada pelo 3º DP (Campos Elíseos), aumentaram em 41,7%. Foram 5.846 casos registrados entre janeiro e outubro deste ano, contra 4.123 ocorrências no mesmo período de 2019 – antes da pandemia da Covid-19.

Até a publicação desta reportagem, a pasta não havia informado se o suspeito de ferir o PM a tiros havia sido identificado ou preso.

Polícia Civil

Policiais civis prenderam sete suspeitos de envolvimento na receptação ou roubo de celulares, na região central, nessa quinta-feira.

Alguns dos presos, com idades entre 22 e 37 anos, foram flagrados em vídeos pegando celulares de motoristas e passageiros de veículos que trafegam pela via.

Também foram recuperados 15 celulares.

Em seis das prisões os criminosos foram indiciados por receptação nas regiões da Santa Cecília, Sé, Campos Elíseos e Santa Efigênia. A outra detenção, por furto e receptão, ocorreu na Avenida Rio Branco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?