metropoles.com

Vídeo: ladrões roubam celulares de motoristas e passageiros em SP

Comerciantes afirmam que crimes ocorrem a todo momento, inclusive com a presença de policiais na região, onde fica a cracolândia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Arquivo Pessoal
LADRAO FOGE AV RIO BRANCO
1 de 1 LADRAO FOGE AV RIO BRANCO - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

São Paulo – Criminosos foram flagrados roubando celulares de motoristas e passageiros, no início da tarde desta quarta-feira (14/12), de dentro de veículos que trafegavam pela avenida Rio Branco, no centro da capital paulista.

O Metrópoles recebeu quatro registros, feitos com celular, mostrando a ação dos bandidos.

Em um deles, um criminoso, todo de preto e de capuz, se aproxima de um motorista de táxi, na altura do número 622 da via, puxa o celular da mão da vítima e sai, caminhando calmamente.

Em outro vídeo, um homem de bermuda e sem camiseta pega o celular de um passageiro e corre.

O mesmo é feito, por outro criminoso sem camisa, que retira o celular da mão de uma mulher, no banco traseiro de um veículo. O ladrão caminha com o aparelho e corre somente ao avistar o motorista do carro, que tenta reaver o aparelho, mas sem sucesso.

Outro vídeo mostra dois ladrões correndo após um deles pegar um celular, também de dentro de um veículo. O aparelho é trocado de mãos, enquanto ambos fogem.

Em três dos quatro registros, os bandidos correm até acessarem a Rua dos Gusmões. A via se tornou um novo ponto de concentração de usuários de drogas, após a dispersão da Cracolândia, em maio deste ano.

O Metrópoles mostrou que o novo fluxo alterou a rotina de moradores durante o dia e impôs até um toque de recolher à noite.

Desde que o antigo fluxo foi dispersado da Praça Princesa Isabel, após ações policiais em maio deste ano, os roubos a motoristas que passam pela Avenida Rio Branco passaram a se tornar constantes, afirmam comerciantes ouvidos em condição de sigilo.

Uma vendedora de 32 anos chegou à região justamente quando o fluxo mudou-se para Rua dos Gusmões.

Ela afirmou, na tarde desta segunda-feira, nunca ter sido roubada, explicando que o alvo dos criminosos são motoristas e passageiros, distraídos com seus celulares. “É só ficar dez minutos [olhando para a avenida] que você consegue testemunhar um roubo”, garantiu.

A vendedora acrescentou que os crimes ocorrem sucessivamente, a qualquer horário do dia, inclusive quando alguma viatura policial passa pelo local.

Perto das polícias

O 13º Batalhão da Polícia Militar, que cuida do policiamento ostensivo da área, fica a cerca de 700 metros de distância do ponto onde os vídeos foram feitos. O 3º DP (Campos Elíseos), responsável por investigar os crimes da região, fica a cerca de 300 metros.

Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo indicam que os roubos na região da Cracolândia, policiada pelo 3º DP (Campos Elíseos), aumentaram em 41,7%. Foram 5.846 casos registrados entre janeiro e outubro deste ano, contra 4.123 ocorrências no mesmo período de 2019 – antes da pandemia da Covid-19.

Sobre a frequência de roubos a ocupantes de veículos que passam pela Avenida Rio Branco, a SSP afirmou ao Metrópoles, no fim da tarde desta quarta-feira, que as polícias Civil e Militar se reuniram, nessa terça-feira (13/12), “para discutir o assunto.”

A pasta acrescentou que o policiamento foi intensificado, na região central como um todo, por meio da Operação Natal Mais Seguro, reforçando a segurança em regiões com comércio de rua, perto de shoppings e pontos com grande circulação de público.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?