Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Polícia Federal cancela porte de arma de GCMs de Ribeirão Pires

Segundo a Polícia Federal, os portes funcionais de parte da corporação da GCM foram cancelados em razão de divergências documentais.

18/06/2026 15:04
Compartilhar notícia
Leandro Teixeira/PMETRP
Segundo a Polícia Federal, os portes funcionais de parte da corporação da GCM foram cancelados em razão de divergências documentais.

A Polícia Federal (PF) anunciou, nesta quarta-feira (17/6) o cancelamento dos portes de armas funcionais da corporação dos guardas-civis municipais de Ribeirão Pires, interior de São Paulo. A Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil da cidade afirma que a decisão foi tomada em razão de divergências documentais — reconhecidas pela mesma — e que estas serão brevemente sanadas.

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP-SP) disse que a Polícia Militar (PM) acompanha a situação em Ribeirão Pires e já está adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da população, atuando em harmonia com o trabalho suplementar realizado pela Guarda Civil Municipal. Agentes da PM serão enviados à região para suprir a necessidade da segurança na cidade, até a normalização das operações.

“A PMESP mantém diálogo permanente com a Prefeitura e com os demais órgãos competentes, de modo que o policiamento ostensivo seja adequado às necessidades locais com base em criteriosa análise técnica e no planejamento operacional da Instituição” acrescenta a pasta.

“Por questões estratégicas e de segurança, informações sobre quantitativo de efetivo e cronograma de ações não são divulgadas. A Polícia Militar reafirma seu compromisso e sua confiança junto à comunidade de Ribeirão Pires, assegurando que todas as providências cabíveis estão sendo adotadas para preservar a ordem pública e a tranquilidade dos moradores” complementa o texto.

O Metrópoles procurou a Polícia Federal para obter esclarecimentos sobre as divergências documentais mencionadas, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters