PF prende membros do PCC por esquema que trazia cocaína da Bolívia. Veja vídeo
Operação da PF cumpre 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em cidades paulistas e no Mato Grosso do Sul
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, (20/1), operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo a investigação, os criminosos traziam cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para São Paulo.
Dois mandados de prisão foram cumpridos e outras duas pessoas seguem sendo procuradas. Além disso, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, no interior, além da capital paulista e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
A Polícia Militar de São Paulo também participou da ação desta terça.
Alguns dos integrantes da organização criminosa são membros do PCC. Parte dos envolvidos já está presa em razão de mandados de prisão preventiva, flagrantes e condenações definitivas por tráfico de drogas anteriores.
A investigação iniciou após prisões em flagrante ocorridas em janeiro de 2025, na cidade de Limeira. Na ocasião, foram detidas 15 bolivianos e apreendidos aproximadamente 17 quilos de cocaína. Entre as pessoas que transportavam a droga em seu organismo, havia dois adolescentes, com documentos falsos, e uma gestante.
A PF apurou que os criminosos traziam a cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Acondicionada em cápsulas, a droga era ingerida por pessoas que seguiam de ônibus até São Paulo. Dali elas eram levadas de carro para chácaras no interior do estado, onde expeliam a droga, que era distribuída aos pontos de venda.
Segundo a PM, os imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para engolir pelo menos 50 cápsulas de cocaína para transportá-las nas viagens clandestinas. Um deles chegou a ingerir mais de 120 envelopes de drogas.
