Pedofilia: palavra-chave usada na web leva à prisão de 9 pessoas em SP

Segundo a polícia, os suspeitos foram identificados virtualmente como armazenadores e compartilhadores de arquivos de pedofilia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/ Polícia Civil de São Paulo
Imagem colorida de policial do Deic conduzindo uma CPU apreendida. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de policial do Deic conduzindo uma CPU apreendida. Metrópoles - Foto: Divulgação/ Polícia Civil de São Paulo

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (7/10), nove pessoas em São Paulo, suspeitas de armazenar e distribuir conteúdos de pedofilia na internet.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais do Centro de Inteligência da 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) identificaram os suspeitos a partir do rastreamento de palavras-chaves usadas no meio virtual.

A partir dessas informações, a Justiça expediu mandados de buscas e apreensão na casa de 12 investigados.

Veja vídeo da operação:

As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros São Rafael, Cidade Mãe do Céu, Jardim Progresso, Vila Regente Feijó e Vila Carrão, na zona leste; no Jardim Daysy, na zona norte; no Parque América, Parelheiros, Jardim Santa Helena e Vila Mariana, na zona sul; e na Liberdade, região central da capital.

Além dos presos, também foram apreendidos com os indiciados 15 celulares, sete notebooks, nove HDs e seis CPUs.

Os presos não fazem parte de um grupo criminoso específico. São pessoas identificadas pelo armazenamento e compartilhamento de arquivos ligados à pedofilia.


Aumento das denúncias

  • Em agosto deste ano, o número de denúncias informando supostos casos de exploração de menores na internet registrou um aumento expressivo, conforme informado pela Polícia Civil.
  • De acordo com a instituição, a 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) chegou a receber em um único dia 50 chamados. A média de ligações ao Disque 100 — contato de denúncia — era de 15 registros por mês.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?