Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Mais de 200 mil seguem sem luz na Grande SP; Enel corre contra o tempo

Enel promete restabelecer fornecimento de energia elétrica em toda rede ainda nesta terça-feira; Tarcísio cobrou urgência de concessionárias

07/11/2023 08:16, atualizado 07/11/2023 12:15
Compartilhar notícia
Bruno Ribeiro/Metrópoles
Imagem colorida mostra árvore caída em cima de carro em São Paulo. Problema causou queda de energia em diversas regiões. Tempestade causou a morte de várias pessoas - Metrópoles

São Paulo — Pelo menos 200 mil imóveis continuam sem energia elétrica na Grande São Paulo na manhã desta terça-feira (7/11), após as fortes chuvas que atingiram a região na última sexta (3/11). A estimativa da Enel, empresa que distribui energia para a região, é que todo o fornecimento seja restabelecido até o fim do dia.

Na estimativa enviada nesta terça-feira, a Enel não atualizou o número de religamentos por município; então, o número de afetados na capital paulista que, na noite de segunda-feira (6/11), era de 185 mil pessoas, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB)  pode ter diminuído.

Na segunda-feira, Nunes se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e executivos de cinco empresas de distribuição de energia que atuam no território paulista.

Mais de 200 mil seguem sem luz na Grande SP; Enel corre contra o tempo - destaque galeria
10 imagens
Chuvas causam problemas em São Paulo
Chuvas causaram estragos em posto de gasolina
Chuvas causam problemas em São Paulo
Raposo Tavares ficou travada após a queda de uma árvore
Árvore cai em cima de ônibus na Estrada do M’Boi Mirim
Árvore derrubada pelo vento durante temporal na Vila Mariana, em São Paulo
1 de 10

Árvore derrubada pelo vento durante temporal na Vila Mariana, em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles
Chuvas causam problemas em São Paulo
2 de 10

Chuvas causam problemas em São Paulo

Bruno Ribeiro/Metrópoles
Chuvas causaram estragos em posto de gasolina
3 de 10

Chuvas causaram estragos em posto de gasolina

Reprodução
Chuvas causam problemas em São Paulo
4 de 10

Chuvas causam problemas em São Paulo

Bruno Ribeiro/Metrópoles
Raposo Tavares ficou travada após a queda de uma árvore
5 de 10

Raposo Tavares ficou travada após a queda de uma árvore

CCR ViaOeste
Árvore cai em cima de ônibus na Estrada do M’Boi Mirim
6 de 10

Árvore cai em cima de ônibus na Estrada do M’Boi Mirim

Reprodução/Redes sociais
Árvore caída na Anchieta
7 de 10

Árvore caída na Anchieta

Ecovias
Temporal causou queda de árvores em diversos pontos da capital
8 de 10

Temporal causou queda de árvores em diversos pontos da capital

William Cardoso/Metrópoles
Queda de árvore na Estrada Fernando Nobre, em Cotia, após fortes chuvas
9 de 10

Queda de árvore na Estrada Fernando Nobre, em Cotia, após fortes chuvas

Reprodução/Redes Sociais
Moradores tentam remover árvore atravessada na Estrada dos Galdinos, esquina com Rua dos Esquilos, em Cotia; cidade está sem luz há 3 dias
10 de 10

Moradores tentam remover árvore atravessada na Estrada dos Galdinos, esquina com Rua dos Esquilos, em Cotia; cidade está sem luz há 3 dias

Reprodução/Redes Sociais

Em entrevista coletiva, Tarcísio cobrou urgência no restabelecimento da energia. O chefe do Executivo estadual também solicitou a apresentação de planos de contingência para eventuais novos danos à rede elétrica no futuro.

“A nossa maior preocupação são as pessoas, é o restabelecimento da energia para as pessoas. Nós temos uma criticidade na cidade de São Paulo, e a expectativa é que seja restabelecido até terça, que havia sido a previsão inicial das concessionárias. Também discutimos como a gente vai estabelecer planos de contingência para que o restabelecimento de energia em novas ocorrências possa se dar da melhor forma e o mais rápido possível”, disse Tarcísio.

Ricardo Nunes sugeriu a cobrança de uma contribuição opcional de moradores com condições financeiras de pagar para acelerar o enterramento de fios da rede elétrica em alguns quarteirões da cidade, em parceria com a prefeitura.

Segundo o prefeito, a regulação do serviço de abastecimento de energia já permite “fazer a cobrança” de uma “contribuição de melhoria”, chamada inicialmente por ele de “taxa de serviço”.

“Não farei de forma obrigatória. A ideia é fazer com que possa pegar um quarteirão de um bairro qualquer e eu falo: ‘Tenho essa opção, você deseja aderir? Se houver uma grande maioria [de adesão], uma parte a prefeitura entra, uma parte o munícipe entra”, afirmou.

Falta de energia elétrica

Cerca de 4 milhões de endereços chegaram a ficar sem energia em todo o estado em decorrência de fortes chuvas e rajadas de vento na última sexta (3/11), de acordo com o governo do estado. Segundo a prefeitura, mais de 1,4 milhão de pessoas foram atingidas pela queda de energia.

A falta de energia afetou escolas, parques, restaurantes, semáforos e abastecimento de água na Grande São Paulo. O Procon abriu um procedimento preliminar para investigar quais foram as medidas adotadas pelas concessionárias para restabelecer a energia.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters