metropoles.com

Paraná Pesquisas mostra Nunes pela 1ª vez à frente de Boulos em SP

Prefeito Ricardo Nunes aparece com 32% das intenções de voto, contra 30,1% do deputado federal Guilherme Boulos, aponta Paraná Pesquisas

atualizado

Compartilhar notícia

Montagem com fotos de Fábio Vieira/Metrópoles, Vinícius Schmidt/Metrópoles e Câmara dos Deputados
Montagem com fotos de Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Tabata Amaral
1 de 1 Montagem com fotos de Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Tabata Amaral - Foto: Montagem com fotos de Fábio Vieira/Metrópoles, Vinícius Schmidt/Metrópoles e Câmara dos Deputados

São Paulo — Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (19/3) mostra, pela primeira vez, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), numericamente à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na simulação de primeiro turno da eleição à Prefeitura de São Paulo.

Nunes aparece na liderança com 32% das intenções de voto, contra 30,1% de Boulos. Os dois estão tecnicamente empatados — a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos —, mas em posição invertida em relação à pesquisa feita em fevereiro.

No levantamento anterior, o deputado do PSol aparecia à frente, com 33%, ante os mesmos 32% do prefeito emedebista. Agora, a deputada Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro, com 9,6%, seguida por Marina Helena (Novo), com 5,9%, o deputado Kim Kataguiri (União), com 5,7%, e Altino (PSTU), com 1%.

Declararam voto branco, nulo ou não escolheram nenhum candidato 9,6% dos entrevistados pelo instituto. Não sabe ou não responderam foram 6,1%.

No cenário sem Kim Kataguiri, que não deve ter a legenda do União Brasil para disputar a eleição — o partido apoia Ricardo Nunes na capital — o prefeito vai a 34,3% das intenções de voto, ante 30,6% de Guilherme Boulos. Tabata também sobe, atingindo 10,5%, e Marina Helena alcança 6,3%. Já Altino oscila para 1,3%.

2º turno

Em um eventual segundo turno entre Nunes e Boulos, o prefeito aparece com 46% das intenções de voto, contra 39,1% de Boulos. É a primeira vez que o prefeito aparece à frente do deputado do PSol fora da margem de erro nessa simulação. Na pesquisa de fevereiro, o emedebista tinha 43,3%, contra 39,6% do psolista.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.350 eleitores paulistanos entre os dias 13 e 18 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-05177/2024.

Rejeição

A pesquisa mostra que Boulos segue sendo o pré-candidato à Prefeitura da capital com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Segundo o levantamento, 37% dos entrevistados disseram que não votariam no deputado do PSol de jeito nenhum, contra 29,7% de Nunes e 29,9% de Tabata.

Entre aqueles que disseram que votariam com certeza, 21% escolheram Nunes, 18,4%, Boulos, e 4,9%, Tabata. A deputada do PSB, contudo, é que tem o maior índice de “poderia votar”, com 57,9%, seguida pelo atual prefeito (47%) e pelo psolista (42,5%).

Ao todo, 16,1% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, que não iriam votar, não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.

A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 19 de fevereiro com 1.502 pessoas. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95% — a cada cem pesquisas feitas da mesma forma, espera-se que 95 tragam os mesmos resultados, dentro da margem de erro.

O instituto realizou também uma pesquisa com um cenário alternativo, sem Kim Kataguiri e Padre Kelmon. Nele, Nunes apareceu na frente, com 34,7% das intenções, e Boulos em segundo, com 33,4% — novamente, em empate técnico. Já Tabata ficou com 10,5% e Marina Helena, 3,8%.

Neste cenário, os votos em branco ou nulo e os eleitores que não souberam ou não responderam somaram 17,6%.

Nunes à frente no segundo turno

O Paraná Pesquisas também avaliou cenários de segundo turno. Nunes ficou à frente de Boulos e Tabata nas duas simulações, mas Boulos venceria a deputada federal do PSB caso os dois passassem para a segunda etapa da eleição.

No cenário Nunes contra Boulos, o prefeito ficou com 43,4% das intenções de voto, e o deputado do PSol marcou 39,6% — novamente, o resultado aponta empate técnico.

No cenário Nunes versus Tabata, o prefeito teve 48,3% e a deputada ficou com 28,8%. Na simulação com Boulos e Tabata no segundo turno, o deputado do PSol teve 43,4% e a deputada, 30,4%.

Opções eleitorais

A pesquisa indicou ainda que, apesar das respostas, 22% dos eleitores só vão resolver em quem de fato irão votar apenas na semana da eleição. Segundo o instituto, 16,5% dos entrevistados afirmaram que preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 12,4% responderam que preferem votar em um nome que tenha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento mostrou ainda uma melhora na avaliação do atual prefeito. Em dezembro, 55,3% dos eleitores afirmaram que aprovavam a gestão Ricardo Nunes. Segundo o Paraná Pesquisas, agora esse percentual subiu para 58,3%. Já o total de pessoas que desaprovavam a gestão do prefeito caiu de 41,1% para 38%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?