metropoles.com

Onda de calor de “grande perigo” persiste até sábado no estado de SP

Onda de calor é caracterizada por termômetros 5ºC acima da média por mais de 5 dias; apenas litoral do estado tem temperaturas menos quentes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Site Inmet
Imagem gráfica mostra mapa do estado de São Paulo com mancha na cor vermelha indicando abrangência de onda de calor; apenas faixa litorânea está fora da área,
1 de 1 Imagem gráfica mostra mapa do estado de São Paulo com mancha na cor vermelha indicando abrangência de onda de calor; apenas faixa litorânea está fora da área, - Foto: Reprodução/ Site Inmet

São Paulo — O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu até sábado (11/5) o alerta de grande perigo para a onda de calor que afeta quase todo o estado de São Paulo, incluindo a capital paulista. Antes, o mesmo aviso terminava nesta quinta-feira (9/5).

Uma onda de calor é caracterizada por temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

O aviso meteorológico de grande perigo é o mais severo na escala que tem outros dois níveis: perigo potencial e perigo. De acordo com o Inmet, as altas temperaturas previstas oferecem risco à saúde.

Apenas a faixa litorânea está fora do alerta em virtude da influência de uma frente fria que, no entanto, tem pouca força.

De acordo com a Climatempo, na sexta-feira (10/5), chove um pouco no litoral, mas a capital e interior seguem quentes e secos.

Para o fim de semana do Dia das Mães, a previsão é de muito sol e calor em todas as regiões do estado de São Paulo.

Previsão na capital

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital também indica a permanência de uma massa de ar seco e quente. Além do calor, a falta de chuva contribui para o registro de baixos percentuais de umidade do ar, principalmente durante as tardes.

A sexta-feira (10/5) deve começar com um pouco mais de nebulosidade e formação de névoa úmida entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. O predomínio de sol vai proporcionar mais um dia de forte calor e sem previsão de chuva.

As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima mais uma vez atinge os 31°C. As taxas de umidade do ar nas horas mais quentes do dia se mantêm baixas, com valores mínimos ao redor dos 38%.

O cenário atmosférico permanece inalterado durante o final de semana.

O sábado (11/5) vai começar com termômetros na faixa dos 19°C e céu com poucas nuvens. O sol brilha entre poucas nuvens ao longo do dia, o que favorece a rápida elevação da temperatura. Máxima de 31°C e índices de umidade do ar entre 32% e 85%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?