Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

"O recado do povo é claro", diz Boulos sobre invasão de banco em SP

Na rede social X, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) afirmou que a invasão à sede do Itaú na Faria Lima mostra o recado do povo

03/07/2025 13:47, atualizado 03/07/2025 14:26
Compartilhar notícia
DANILO M. YOSHIOKA/METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
Guilherme Boulos

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) se manifestou no começo da tarde desta quinta-feira (3/7) sobre os manifestantes que invadiram, com faixas e cartazes, a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (3/7), exigindo justiça tributária e maior taxação de milionários no Imposto de Renda.

Na rede social X, Boulos disse: “Pra cima! O mtst e a Frente Povo Sem Medo ocuparam hoje a sede do Itaú na Faria Lima – o prédio mais caro do Brasil, que custou R$ 1,5 bi para ser construído. A ocupação tem como pauta a taxação dos super-ricos. O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária”.

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o grupo invadindo o prédio onde fica a sede do banco. Os manifestantes acusam os donos do Itaú, que compraram o edifício-sede por R$ 1,5 bilhão, de “pagarem menos imposto que a maioria esmagadora do povo que luta para pagar aluguel e comer”.

Em vídeos, centenas de pessoas aparecem correndo e invadindo o prédio.

Vídeo:

Por meio de cartazes, os manifestantes estamparam mensagens em protesto: “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”.

“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - destaque galeria
11 imagens
Manifestantes que invadiram sede do Itaú, na Faria Lima
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 3
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 4
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 5
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 6
Manifestantes invadem sede de banco na Faria Lima
1 de 11

Manifestantes invadem sede de banco na Faria Lima

Reprodução/Redes sociais
Manifestantes que invadiram sede do Itaú, na Faria Lima
2 de 11

Manifestantes que invadiram sede do Itaú, na Faria Lima

Reprodução/Redes sociais
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 3
3 de 11

Reprodução/MTST
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 4
4 de 11

Reprodução/MTST
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 5
5 de 11

Reprodução/MTST
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 6
6 de 11

Reprodução/MTST
MTST invadiu saguão do banco nesta quinta-feira (3/7)
7 de 11

MTST invadiu saguão do banco nesta quinta-feira (3/7)

Reprodução/MTST
Protesto na sede do Itaú em São Paulo
8 de 11

Protesto na sede do Itaú em São Paulo

Reprodução/MTST
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 9
9 de 11

Reprodução/MTST
“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP - imagem 10
10 de 11

Reprodução/MTST
Manifestantes que invadiram sede do Itaú, na Faria Lima
11 de 11

Manifestantes que invadiram sede do Itaú, na Faria Lima

Reprodução/Redes sociais

O grupo de militantes faz parte da Frente Nacional de Mobilização Povo Sem Medo, que busca a “taxação dos super-ricos”. Em nota ao Metrópoles, a organização afirmou que a manifestação é, também, um recado para o Congresso Nacional.

“Basta de proteger os interesses da elite cortando na carne os dos trabalhadores. Já passou da hora de taxar os super ricos e isentar quem ganha até R$ 5 mil de imposto de renda. O povo vai cobrar nas ruas”, afirma a Frente.


O que queriam os manifestantes que invadiram o Itaú

  • Cobrar impostos dos super-ricos
  • Reforma tributária mais justa
  • Menos impostos para os pobres
  • Mais contribuição dos bancos e milionários
  • Redistribuição de renda no Brasil

Procurado pelo Metrópoles, o Itaú disse que não vai comentar o assunto. O espaço segue aberto para novas manifestações.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters