metropoles.com

Nunes pede para Uber suspender imediatamente viagens de moto em SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pediu para a Uber suspender imediatamente serviço de viagem de moto, lançado nesta quinta (5/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Serviço de viagens com passageiros por aplicativo
1 de 1 Serviço de viagens com passageiros por aplicativo - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu para notificar a Uber e suspender imediatamente o serviço de viagem de moto, por meio de aplicativo, lançado na capital paulista nesta quinta-feira (5/1).

Segundo Nunes, a empresa não avisou previamente à administração municipal que o serviço seria oferecido na cidade.

“Nós fomos pegos de surpresa. A Uber não fez nenhum comunicado oficial à Prefeitura de São Paulo”, afirmou o prefeito paulistano.

O prefeito solicitou, ainda, que o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda, ligue para a empresa e agende uma reunião ainda nesta semana. A ideia, segundo Nunes, é avaliar possíveis impactos do serviço, que já é adotado em outras cidades.

“Por enquanto a orientação é de suspensão, e não de proibição”, disse. “Precisamos sentar, entender como vai ser essa dinâmica e quais são as questões que implicam de segurança e de mobilidade. Aí sim, podemos tomar uma decisão conjunta, se autoriza ou não autoriza.”

Respaldo legal

Em nota, a Uber afirma que já oferece viagens de moto no Brasil desde novembro de 2020 e em outras cidades da Grande São Paulo desde o ano passado.

“Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo”, diz.

Para a empresa, a oferta de transporte privado individual em moto tem respaldo na Lei Federal 12.587, de 2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

“A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios – não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?