metropoles.com

Nunes aprova lei que obriga SP a tratar vítimas de violência doméstica

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) promulgou lei que obriga a cidade de SP a oferecer psicólogo para mulheres vítmas de violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo
1 de 1 Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo - Foto: Divulgação

São Paulo – Sem especificar como o novo programa deve funcionar na cidade, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), promulgou na terça-feira (3/1) a lei que obriga o município a oferecer atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica.

Um grupo de trabalho, composto por seis mulheres de diferentes secretarias municipais de São Paulo, foi instituído nesta quarta-feira (4/1) para tratar da implementação da lei na capital paulista. A regulamentação, no entanto, só deve ficar pronta em 90 dias.

Atendimento

O projeto de lei é de outubro de 2021 e foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 12 de dezembro de 2022. Para os vereadores Isac Felix e Thammy Miranda (PL), autores da proposta, o programa de atendimento psicológico deve ajudar na recuperação mais rápida de “traumas e sequelas” provocados pela violência doméstica.

“A violência doméstica constitui um grande problema social, o qual foi agravado com o isolamento social proveniente da pandemia do novo coronavírus”, afirmam, na justificativa.

Os autores do projeto de lei também sugerem que o atendimento às mulheres vítimas de violência seja prestado em postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Subprefeituras.

Para isso, os equipamentos municipais poderiam “contratar profissionais especializados na área da Psicologia ou celebrar convênios com Organizações não governamentais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?