metropoles.com

Nunes critica “demora” do TCM após indicar novo conselheiro

Prefeito Ricardo Nunes fez discurso com críticas ao TCM e pediu ao novo conselheiro para não “sentar em cima de processos”

atualizado

Compartilhar notícia

Prefeitura de São Paulo/Divulgação
ricardo nunes
1 de 1 ricardo nunes - Foto: Prefeitura de São Paulo/Divulgação

São Paulo – O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), fez uma série de críticas ao Tribunal de Contas do Município (TCM), na manhã deste sábado (17/6), ao falar publicamente sobre a indicação do secretário da Fazenda, Ricardo Torres, para o cargo de conselheiro do órgão, durante o anúncio de obras na zona norte da cidade.

Torres assumirá o cargo no lugar do conselheiro Maurício Farias, indicado pela ex-prefeita Marta Suplicy, que foi aposentado compulsoriamente após atingir os 75 anos de idade.

“O que tem de pior nesse Tribunal de Contas é a demora para liberar as coisas. A gente precisa entender que o tempo é o tempo da comunidade”, disse Nunes.

“Só para a gente ter uma ideia, a questão de um dos nossos programas habitacionais, no mês que vem completa um ano que o tribunal de contas parou (o processo) para eu comprar 5 mil unidades habitacionais. Um ano. Isso me dói”, afirmou o prefeito.

“Tenho muitos amigos e muitos irmãos lá (no TCM), mas eles precisam entender que o tempo das coisas é o tempo da comunidade. As pessoas poderiam já estar sendo beneficiadas com uma série de obras que estão ali paradas.”

Dirigindo-se a Torres, Nunes continuou: “Então, se eu puder te pedir alguma coisa, Ricardinho, é que olhe pelas pessoas”.

A indicação de Torres foi adiantada pelo Metrópoles. O prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União) vinham se desentendo sobre a escolha do nome.

Nunes queria indicar sua secretária de Gestão, Marcela Arruda, e Leite tentava emplacar seu filho, o deputado estadual Milton Leite Filho (União), para o cargo. Torres foi um nome intermediário que resolveu o impasse.

“Eu e o Milton Leite temos compromisso de estar na causa pública, de estar atuando como agente público para cuidar das pessoas, de servir e não ser servido”, afirmou o prefeito, que estava ao lado do vereador durante o discurso.

A morosidade do TCM “magoa a mim, ao Milton Leite e a cada um de vocês”, continuou Nunes. “Não pode demorar. Se tem dinheiro em caixa, se o projeto está pronto, caramba, vamos deixar a gente fazer para poder agilizar e atender a população”, disse o prefeito, em um tom mais enérgico.

Novamente se dirigindo a Torres, o prefeito disse que faria um pedido público ao novo conselheiro. “Fiscaliza, fiscaliza. Não deixa roubar, não deixa ter desvio, mas não senta em cima de processo, vamos fazer andar as coisas”, disse.

O TCM paulistano tem cinco conselheiros. Nunes já havia feito críticas anteriores ao órgão por paralisar licitações em andamento, atrasando a contratações de serviços.

Ricardo Torres deve assumir o mandato no TCM na semana que vem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?