metropoles.com

Nunes contrata marqueteiro do PL para inibir rival bolsonarista em SP

Prefeito de SP, Ricardo Nunes contratou marqueteiro de confiança de Valdemar para tentar inibir candidatura bolsonarista pelo PL em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de SP
Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo – A mais de um ano e meio das eleições municipais de 2024, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), contratou o marqueteiro do PL de Valdemar Costa Neto para preparar sua candidatura à reeleição no ano que vem.

Além da estratégia para torná-lo mais conhecido e bem avaliado pelo eleitor paulistano — segundo o instituto Paraná Pesquisas, 60% não sabem o nome do prefeito –, o acerto de Nunes com o publicitário Duda Lima tem como objetivo tentar inibir uma candidatura bolsonarista à Prefeitura de São Paulo.

Nunes tem buscado polarizar o debate eleitoral com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), que já anunciou que será candidato a prefeito em 2024, com o apoio do PT, e impedir o crescimento de uma candidatura mais à direita, alinhada ao bolsonarismo.

O intuito é evitar a repetição do que ocorreu na eleição ao governo do estado no ano passado, quando o candidato de centro-direita, Rodrigo Garcia (PSDB), sucumbuiu à polarização entre petistas e bolsonaristas e sequer foi ao segundo turno, mesmo com a máquina na mão.

A escolha do marqueteiro do PL é o primeiro passo da estratégia de Nunes. Homem de confiança de Valdemar, Duda Lima fez a campanha de TV do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2022. Apesar dos atritos com o vereador Carlos Bolsonaro, o filho 02, ele conquistou pontos com alguns bolsonaristas, incluindo o senador Flávio Bolsonaro, o primogênito e principal articulador político do clã.

Com esse aceno a Valdemar, Nunes espera atrair o PL para sua futura coligação e barrar uma candidatura bolsonarista que possa atrapalhá-lo na tentativa de reeleição, como a dos deputados federais Eduardo Bolsonaro, filho 03 do ex-presidente, e Ricardo Salles, ambos filiados à legenda.

Na quarta-feira (1º/3), Salles fez questão de tornar público que tem o apoio da maioria dos deputados da bancada paulista do PL para disputar a Prefeitura da capital no ano que vem e disse a interlocutores que está disposto a trocar de partido caso sua candidatura seja barrada por Valdemar.

Dois dias antes, em uma tentativa de demonstrar força política, o atual prefeito reuniu os principais caciques partidários da centro-direita, como Gilberto Kassab (PSD), Ciro Nogueira (PP), Baleia Rossi (MDB) e o próprio Valdemar (PL), para discutir o cenário eleitoral de 2024. No encontro, o marqueteiro Duda Lima exibiu uma pesquisa para tentar convencer os presentes que Ricardo Nunes é um nome competitivo.

Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta semana, Nunes aparece em quarto lugar no melhor cenário, com 7,9% das intenções de voto, atrás de Guilherme Boulos (26,3%), do apresentador José Luiz Datena (24,3%) e do ex-governador Rodrigo Garcia (8,5%). Tanto Datena quanto Garcia não manifestaram vontade de concorrer a prefeito até agora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?