metropoles.com

MPSP arquiva caso de secretário da Educação por conflito de interesses

Chefe do MPSP arquivou representação sobre contratos da Secretaria da Educação com Multilaser, da qual o secretário Renato Feder é acionista

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra Mario Sarrubbo, chefe do MPSP, ao microfone, em foto dos ombros para cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Mario Sarrubbo, chefe do MPSP, ao microfone, em foto dos ombros para cima - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo — O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, mandou arquivar uma representação, feita por parlamentares da oposição,  que pedia investigação sobre contratos firmados pela Secretaria Estadual da Educação com a empresa de informática Multilaser, da qual o secretário Renato Feder é acionista por meio de uma offshore em um paraíso fiscal.

O caso foi revelado pelo Metrópoles em dezembro de 2022.

Segundo nota enviada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), a avaliação do procurador-geral foi de que, como os contratos foram assinados antes de Feder tomar posse, ele não poderia ter influência na licitação que contratou a empresa. Por isso, o chefe do MPSP descartou a possibilidade de haver conflito de interesses nas contratações.

“O MPSP informa que, quando da conclusão da ata de registro de preços, o atual titular da Secretaria de Estado da Educação não integrava o Poder Executivo, restando por isso desprovida de qualquer fundamento a hipótese do representado ter exercido qualquer influência no certame. Por isso, houve a promoção do arquivamento da representação”, diz a nota.

Feder foi o primeiro secretário anunciado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) após a eleição, em novembro. Entre os dias 21 e 30 de dezembro, no período do governo de transição, a Secretaria Estadual da Educação, ainda chefiada pela gestão Rodrigo Garcia (PSDB), assinou contratos que somaram quase R$ 200 milhões com a Multilaser — cuja execução e fiscalização foram repassadas a Feder.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?