metropoles.com

Metroviários derrubam pregão para terceirizar atendimento em SP

Sindicato dos Metroviários obteve liminar que suspende pregão de terceirização do atendimento, proposto pelo governo estadual, em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
foto colorida mostra estação de metrô Barra Funda em dia de greve, vazia durante movimento de metroviários grevistas - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra estação de metrô Barra Funda em dia de greve, vazia durante movimento de metroviários grevistas - Metrópoles - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São Paulo — O Sindicato dos Metroviários conseguiu derrubar o pregão do governo estadual de São Paulo, previsto para esta terça-feira (10/10), que previa a terceirização do atendimento nas estações na capital paulista. A decisão da Justiça é liminar e ainda cabe recurso.

Segundo a juíza Lucy Guidolin Brisolla, do Tribunal Regional do Trabalho, a contratação de trabalhadores para exercer função idêntica ao que está previsto no plano de cargos e salários, sem concurso, é inconstitucional.

0

“A intenção do Metrô era muito nítida: substituir empregados públicos concursados por trabalhadores contratados por uma empresa terceirizada, já que o edital de licitação previu que a vencedora do pregão seria responsável por executar exatamente as mesmas funções do OTM1 [atendimento nas estações]”, disse o sindicato, em nota.

Os metroviários realizam nesta segunda-feira (9/10) uma manifestação na Rua Boa Vista, na região central de São Paulo.

Na última semana, a categoria realizou uma paralisação conjunta com funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Sabesp contra o processo de privatização.

Questionado sobre a liminar obtida pelos sindicato, o governo estadual não se manifestou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?