Júri de Sastre: MPSP diz que vai denunciar namorada por falso testemunho
Giovanna Pinheiro afirmou, na época do acidente, que Fernando Sastre não havia bebido, mas no julgamento o réu admitiu ter ingerido álcool

São Paulo – O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que vai denunciar Giovanna Pinheiro Silva, namorada do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, por falso testemunho, após a mulher dizer em depoimento que Sastre não havia ingerido bebida alcóolica antes do acidente com um Porsche que culminou na morte de um motorista de aplicativo.
O empresário admitiu, durante julgamento nessa quinta-feira (29/10), que havia bebido antes de dirigir o Porsche em alta velocidade e colidir contra o Sandero branco de Ornaldo Silva Viana, que morreu. O acidente aconteceu em março de 2024 na zona leste de São Paulo.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todasGiovanna chegou a ser intimada a depor durante o julgamento, mas não apareceu, por isso a Justiça determinou uma busca coercitiva na casa dela, no bairro Tatuapé, zona leste de São Paulo. O nome dela apareceu entre as testemunhas de acusação, mas depois o tribunal assumiu que errou, visto que ela estava arrolada com testemunha de defesa.
Apesar de não depor, a mulher esteve no plenário para assistir ao primeiro dia de julgamento. Ela foi expulsa após se manifestar balançando a cabeça durante o depoimento de uma das testemunhas. Por isso, e também por não depor, no final da sentença, ela foi condenada ao pagamento de 10 salários mínimos.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SPCondenação
Fernando Sastre foi condenado a 17 anos e um mês por homicídio com dolo eventual, pela morte de Ornaldo Silva Viana, e lesão corporal gravissíma, pelos ferimentos causados a Marcus Vinicíus Machado Rocha, amigo do empresário que estava no Porsche no momento do acidente.
Em depoimento, Sastre confessou pela primeira vez que bebeu um drink alcóolico antes de dirigir o Porsche azul, horas antes do acidente que vitimou Ornaldo.
O réu ouviu a sentença em silêncio. Os familiares de Sastre pareciam surpresos e decepcionados pela pena anunciada. O filho mais velho da vítima, Lucas Morais da Silva, em entrevista coletiva aos jornalistas que acompanhavam o júri, considerou o resultado do julgamento uma vitória. “A Justiça foi feita.”
O empresário também foi proibido de dirigir.
Acidente com Porsche
- Na madrugada de 31 de março de 2024, Fernando Sastre, então com 24 anos, dirigia um Porsche 911 pela Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste de São Paulo.
- Segundo testemunhas, o empresário tentou fazer uma ultrapassagem em alta velocidade e bateu na traseira de um Renault Sandero.
- O Sandero era dirigido por Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos, que trabalhava como motorista de aplicativo. Ele ficou gravemente ferido após a batida.
- Ornaldo foi levado ao Hospital Municipal do Tatuapé, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A causa da morte foi registrada como traumatismos múltiplos.
- Após a batida, Fernando deixou o local do acidente. O caso foi investigado pela polícia e, posteriormente, o empresário se tornou réu.
- Fernando está preso desde maio de 2024.
