Julgamento de Bolsonaro faz PT se opor a nome de Tarcísio para o TCE

Resistência do PT a indicação para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) é inédita. Oposição quer adiar votação sobre Wagner Rosário

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Youtube
Wagner Rosário
1 de 1 Wagner Rosário - Foto: Reprodução/Youtube

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), nessa terça-feira (2/9), levou deputados estaduais de oposição a Tarcísio de Freitas (Republicanos) a resistir, pela primeira vez, a uma indicação do governador ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

Quando a sessão da Assembleia Legislativa (Alesp) dessa terça começou, a expectativa da base aliada de Tarcísio era que o nome do controlador-geral do Estado, Wagner Rosário, seria aprovado com facilidade, assim como aconteceu no caso das outras duas indicações que passaram pela Casa desde o início do atual governo, em 2023.

Rosário precisa receber o “sim” de pelo menos 48 dos 94 deputados para se tornar conselheiro do TCE, mas o PT, que costuma firmar acordos com o governo, uniu-se ao PSol e está obstruindo a votação. Os parlamentares entraram com cinco pedidos de adiamento, e, como nenhum foi aprovado, a estratégia usada foi a de esgotar o tempo máximo de debate.

A sessão, que começou às 16h40 de terça, durou até o limite das 21h40, quando o presidente da Alesp, André do Prado (PL), foi obrigado a adiá-la para o dia seguinte. O PT e o PSol pretendem repetir a dose nesta quarta-feira (4/9). “Não tem negociação, vamos seguir obstruindo”, disse um parlamentar ao Metrópoles.

A resistência inédita tem como combustível o fato de Rosário ter sido chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) no governo Bolsonaro e participado da reunião ministerial de 5 julho de 2022, apontada pela Polícia Federal (PF) como a reunião em que ministros do ex-presidente teriam discutido a “dinâmica golpista”.

Na apresentação do segundo requerimento de adiamento dessa terça, o deputado Antonio Donato (PT) argumentou: “Nesse momento, um ex-capitão está sendo julgado no Supremo hoje, mas um outro está sendo premiado aqui na Assembleia. Os dois estavam na mesma reunião. Curiosos esses dois destinos”.

A deputada Ediane Maria (PSol) tentou exibir o trecho da reunião ministerial em que Rosário chama um relatório da CGU sobre as urnas eletrônicas de “merda”, mas o conteúdo foi barrado pelo líder do governo, Gilmaci Santos (Republicanos), que presidia a sessão no momento.

Depois, André do Prado mediou a briga dizendo que o material deveria ter sido apresentado com uma hora de antecedência, mas a oposição acabou acusando os dois de censura.

Além da relação com Bolsonaro, Wagner Rosário também é acusado pela oposição de não responder às questões apresentadas durante a sabatina. Os deputados questionaram, por exemplo, o porquê do controlador não ter investigado o crescimento patrimonial de secretários, a concessão de terras devolutas, e denúncias de irregularidades na privatização da Sabesp.

Como Tarcísio tem maioria na Alesp, é pouco provável que a obstrução dure muito tempo, mas a base não está exatamente disposta a enfrentar à oposição. “As emendas não foram pagas, pessoal não está muito afim”, relatou outro deputado ligado ao governador.

O maior risco para Tarcísio é que a desmotivação causada pelas emendas atrasadas leve ao esvaziamento do plenário. Por isso, André do Prado deve segurar a sessão desta quarta-feira (3/9) até o limite, para evitar uma votação sem quórum na quinta-feira (4/9).


Como foram as últimas votações de indicados ao TCE

  • A vaga de conselheiro do TCE é altamente cobiçada no mundo político, graças à estabilidade, alto salário e poder nos bastidores.
  • Quem é indicado passa a fazer parte de um grupo de sete titulares, que são responsáveis por julgar as contas do governo do estado e das prefeituras paulistas, exceto a da capital, que é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).
  • Desde o início da gestão Tarcísio, duas cadeiras do TCE já foram trocadas: a do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que foi substituído pelo deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli, em setembro de 2023, e a de Robson Marinho, ocupada pelo advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, em dezembro de 2024.
  • Bertaiolli foi indicado pela própria Assembleia, enquanto Maxwell foi o nome indicado por Tarcísio, a pedido do ministro André Mendonça, do STF.
  • Nos dois casos, as aprovações aconteceram sem dificuldade na Alesp: o deputado estadual recebeu 62 votos dos 94 parlamentares, enquanto o advogado, ficou com 88 votos.

Questionamentos feitos à Wagner Rosário

Wagner Rosário passou por uma sabatina de mais de duas horas na terça-feira, quando foi questionado a respeito da sua atuação na CGE, tratanto dos seguintes pontos:

  • Atuação da Controladoria contra o esquema bilionário de fraude na concessão de créditos de ICMS revelado durante uma operação do Ministério Público estadual (MPSP).
  • Mudanças nos mecanismo de transparência do estado de São Paulo durante a sua gestão, sobretudo a decisão da gestão de deixar de divulgar anualmente informações sobre o patrimônio dos secretários e de autoridades do estado, e de mudar as regras da Lei de Acesso à Informação.
  • Problemas de transparência sobre as renúncias ficais concedidas pela gestão.
  • Contingenciamento de gastos em pastas como a Secretaria da Mulher e de repasses aos municípios.

A respeito da fraude revelada pelo MPSP, Rosário reconheceu que o sistema de fiscalização interno falhou e repetiu o discurso de Tarcísio de Freitas que os envolvidos serão punidos. Ele afirmou que a gestão pretende voltar atrás sobre a decisão de não divulgar o patrimônio de autoridades e negou que as demais mudanças tenham prejudicado transparência do estado.

Rosário concordou sobre a dificuldade no acesso as informações das renúncias e disse que a gestão irá começar a fazer a publicação das isenções por CNPJ a partir de janeiro do próximo ano. Ele negou irregularidades no contingenciamento do orçamento e afirmou que a medida acontece por causa das expectativas econômicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?