metropoles.com

Jornada do Patrimônio em SP terá Linn Da Quebrada e Negra Li; saiba mais

Prefeitura divulgou programação da Jornada nesta sexta-feira; evento acontece entre os dias 19 e 20 de agosto na cidade de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Juan Ribeiro/ Divulgação/ Multishow
imagem colorida mostra a cantora Linn da Quebrada. ela tem os cabelos cacheados e veste uma roupa nas cores branca e preta. metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra a cantora Linn da Quebrada. ela tem os cabelos cacheados e veste uma roupa nas cores branca e preta. metrópoles - Foto: Juan Ribeiro/ Divulgação/ Multishow

São Paulo — A Prefeitura de São Paulo divulgou nessa sexta-feira (11/8) a programação da 9ª Jornada do Patrimônio, que está marcada para os dias 19 e 20 de agosto.

Criado para celebrar os patrimônios históricos e culturais da cidade, o evento chega a essa edição trazendo shows de artistas como Linn Da Quebrada e Negra Li, além dos tradicionais roteiros pela capital paulista e espetáculos artísticos.

Desta vez, a Jornada tem como tema a frase “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, uma alusão à canção popular “Se essa rua fosse minha”.

Segundo a secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres, o objetivo da programação deste ano é valorizar locais e narrativas para além dos tradicionais pontos turísticos da cidade.

“A Jornada mostra que São Paulo é a casa do mundo”, afirma a secretária.

A abertura do evento será no dia 18, no CEU Paz, com shows dos cantores MC Bin Laden e Negra Li, a partir das 17h30.

No final de semana, mais de 300 atrações movimentam os quatro cantos da cidade com atividades sobre a memória de São Paulo.

Entre os destaques da programação está o roteiro “Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico”, que convida o público para conhecer a diversidade cultural do bairro do Bom Retiro.

No roteiro “Vila Itororó: Moradia, Cultura e Resistência no Bixiga”, a população é apresentada à história do Centro Cultural Vila Itororó, que completa 100 anos este ano. O espaço tem 37 casas erguidas em 1920 e fica ao lado do Rio Itororó, que foi canalizado para a construção da Avenida 23 de maio na década de 1970.

Nas periferias da cidade, o destaque vai para a programação sobre os territórios negros da Brasilândia, na zona norte da cidade.

O percurso começa na Praça Benedicta Cavalheiro e passa por pontos importantes ligados à memória negra, que incluem espaços e personalidades do samba, rap e religiões de matriz africana.

Também na zona norte, o público pode descobrir as histórias da primeira fábrica de cimento do país, palco de uma greve histórica que durou sete anos e culminou na conquista de direitos trabalhistas para o grupo de funcionários. O roteiro é em Perus, onde fica a Companhia Brasileira de Cimento Portland.

Também em Perus, será o show da cantora Linn Da Quebrada. A artista sobe ao palco do CEU Perus com o álbum Trava Língua, no domingo.

A lista de atividades conta ainda com eventos nos museus e Sescs da cidade. Todos os eventos são gratuitos, mas alguns exigem inscrição prévia.

Para conferir a programação completa e entender como se inscrever nos eventos, é preciso acessar o site jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?