João Carlos Martins vai dividir regência de orquestra com robô em SP

Maestro João Carlos Martins e um robô irão dividir a regência de uma orquestra gratuita que acontece neste domingo (29) na Avenida Paulista

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Karim Kahn/ Divulgação Fiesp
Maestro João Carlos Martins e um robô irão dividir a regência de uma orquestra gratuita que acontece neste domingo (29) na Avenida Paulista - Metrópoles
1 de 1 Maestro João Carlos Martins e um robô irão dividir a regência de uma orquestra gratuita que acontece neste domingo (29) na Avenida Paulista - Metrópoles - Foto: Karim Kahn/ Divulgação Fiesp

Pela primeira vez, o maestro João Carlos Martins, de 85 anos, vai reger uma orquestra ao lado de um robô. A apresentação, gratuita e aberta para o público, vai acontecer no Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), localizado na Avenida Paulista, zona central da capital paulista.

Ao Metrópoles, o pianista revelou que a ideia por trás do projeto é mostrar ao público que “a inteligência artificial pode lutar a vida inteira, mas a alma e o coração nunca vão chegar ao público através dela”.

João Carlos Martins explicou que a regência da apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP vai começar sendo feita pelo robô e, em seguida, ele vai tomar as rédeas.

“Eu vou mostrar qual a diferença do ser humano regendo a mesma peça e um robô regendo. Domingo, às 14h, o robô estará lá em plena Avenida Paulista regendo a Bachiana, depois eu vou reger a mesma peça. Aí o público vai perceber o que significa a palavra emoção”, disse.

Serviço – Orquestra de João Carlos Martins com robô

Onde: Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1.313 – Bela Vista
Quando: 29 de março
Horário: 14h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.


O projeto nasce da vontade do maestro de democratizar a música clássica. Para isso, ele acredita que é preciso criar fatos novos.

“Se você pergunta do que a vida é feita, a vida é feita de tradição e inovação. Tradição: você mantém a tradição mantendo o interesse, que é a minha luta, é a democratização da música clássica […] E inovação é você criar fatos novos para causar interesse para pessoas que não tiveram contato com a música clássica”, pontuou João Carlos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?