SP: incêndio destrói vagões da Rumo carregados com celulose no litoral
Segundo a empresa Rumo Logística, o caso aconteceu nessa quarta (26/11), quando 12 vagões do trem foram incendiados em um ato de vandalismo
atualizado
Compartilhar notícia

Um trem carregado com celulose foi atingido por um incêndio criminoso, na noite dessa quarta-feira (26/11), na linha férrea de Cubatão, no litoral de São Paulo. Ninguém se feriu.
Segundo a concessionária Rumo Logística, responsável pelo trem atacado, o caso ocorreu por volta das 23h, quando 12 vagões foram incendiados em um ato de vandalismo. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) foram acionados.
Imagens mostram o transporte ainda em movimento tomado pelas chamas. A celulose, material inflamável que serve de matéria prima para papel e tecidos, ficou completamente carbonizada.
Procurado pelo Metrópoles, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado via Central de Emergências para atendimento da ocorrência. Equipes do 6º Grupamento de Bombeiros deslocaram-se para o local cadastrado, porém a composição do trem ainda estava em movimento.
Após a parada da composição férrea, desde a manhã desta quinta-feira (27/11), as equipes realizam o combate ao incêndio. A empresa Rumo foi acionada e também apoia com recursos.
A companhia afirma que segue colaborando e solicitando apoio aos órgãos de segurança pública em ações preventivas e repressivas, com o objetivo de coibir crimes e responsabilizar os autores. “A concessionária reitera seu compromisso com a segurança e continuará colaborando integralmente com as autoridades nas investigações dos atos de vandalismo”, concluiu.
Trem com mesma carga foi incendiado no início do mês
Outro trem carregado com celulose pegou fogo na noite do último dia 7, nas proximidades do bairro Vale Novo, em São Vicente, no litoral sul de São Paulo. O incêndio, segundo a Rumo Logística, também foi resultado de uma ação criminosa.
Na ocasião, a composição seguiu até um pátio da empresa, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, onde os bombeiros conseguiram conter o fogo.
Ninguém ficou ferido, mas a carga foi danificada. A Rumo afirmou que colabora com as autoridades para identificar os responsáveis e reforçou o compromisso com a segurança.
Histórico
Em outubro, a concessionária também foi vítima de dois furtos no litoral. O primeiro ataque ocorreu na tarde do dia 21, próximo da Estrada do Acaraú, em São Vicente, quando uma equipe de escolta da Rumo foi acionada e constatou que a mangueira de pressurização dos freios de um trem havia sido cortada intencionalmente.
Criminosos forçaram a parada do transporte e aproveitaram que a área era isolada para abrir as bicas de três vagões e escoar a carga de soja. A ocorrência gerou atrasos, necessidade de reparos emergenciais e impacto direto na programação ferroviária.
No outro caso, um representante da empresa foi comunicado que um trem que transportava milho para o Porto de Santos estava em uma parada não programada na Estrada do Paratinga. A equipe de segurança contratada pela concessionária foi até o local e constatou que 11 vagões estavam com as escotilhas (aberturas de descarga) inferiores abertas.
Cada um deles carregava 90 toneladas de milho e, sendo assim, grande parte da carga foi localizada espalhada pelo chão. A composição foi parada novamente pelo corte da mangueira do sistema de freio pressurizado a ar.








