Grupo que causou prejuízo milionário furtando transformadores é preso

Quatro suspeitos foram presos por envolvimento em esquema que atuava em áreas rurais e derrubou o fornecimento de energia para roubar cobre

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/SSP-SP
imagens abuso casal celulares
1 de 1 imagens abuso casal celulares - Foto: Divulgação/SSP-SP

Quatro pessoas foram presas nessa sexta-feira (5/12) após a Polícia Civil deflagrar a Operação Irrazoabilidade, que visava desarticular um grupo envolvido em esquema que atuava em áreas rurais e derrubou o fornecimento de energia para milhares de consumidores no interior de São Paulo.

Foram cumpridos 22 mandados judiciais, sendo seis de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, nos municípios de São José do Rio Preto, Lins, Promissão e Guaiçara.

A ação é resultado de um trabalho de inteligência iniciado em julho de 2025 pelo Centro de Inteligência Policial de São José do Rio Preto, em conjunto com delegacias da região e a concessionária de energia responsável pela área, que identificou duas células criminosas de um mesmo grupo especializado no furto de transformadores e reguladores de energia elétrica.

Os criminosos atuavam majoritariamente em áreas rurais, utilizando o mesmo método para cometer os crimes: desligavam a rede elétrica, derrubavam os equipamentos e, após destruí-los, retiravam o cobre de seu interior, deixando milhares de consumidores sem energia e causando prejuízos significativos à concessionária e à população.

Levantamento do Centro de Inteligência Policial apontou que o grupo causou perdas superiores a R$ 2,7 milhões apenas na área de concessão da concessionária, sem contabilizar os danos indiretos sofridos por empresas e moradores afetados pela interrupção de energia.

O nome “Irrazoabilidade” traduz a lógica absurda do esquema criminoso, que destruía equipamentos de alto custo para obter apenas o cobre, gerando impacto desproporcional ao setor energético e à sociedade.

As cidades mais afetadas foram Cedral, Ipiguá, José Bonifácio, Tanabi e Monte Aprazível, além de registros em outros municípios do interior paulista, como Ibirá, Nova Granada, Palestina, Potirendaba, Ubarana, Bálsamo, Poloni, Guapiaçu, Bady Bassitt e Cafelândia.

Ao todo, quatro suspeitos foram presos: um homem de 62 anos em Promissão, dois investigados, de 30 e 31 anos em Guaiçara, e um quarto indivíduo, de 22 anos, que já estava detido em uma penitenciário do município de Álvaro de Carvalho, onde cumpria pena por outros furtos de transformadores na região de Cafelândia.

As investigações prosseguem para captura de um quinto suspeito identificado, que possui dois mandados de prisão em seu desfavor, e identificação de outros envolvidos no esquema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?